Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Desdobramentos


De 15 de maio a 18 de julho o Sesc São José dos Campos recebe a exposição Desdobramentos (cujas imagens você pode ver na galeria de imagens acima), com os trabalhos do grupo Núcleo Desenho Vivo, com artistas da região do Vale do Paraíba e do Litoral Norte. A idéia é refletir sobre a produção artística com a atividade coletiva resultando da originalidade individual

Ressaltando a ação coletiva, o objetivo é propiciar observações singulares que demonstrem detalhes curiosos na atuação individual de cada um dos artistas do grupo.

A exposição
A proposta que o Núcleo Desenho Vivo traz para a exposição "Desdobramentos" conclui uma pesquisa na arte de pintar e desenhar em três gêneros da arte ocidental: o retrato, a natureza-morta e a paisagem.

Neste contexto, o retrato representa a individualidade, em uma observação subjetiva e próxima do artista. A natureza-morta configura o intervalo entre o íntimo e o público, numa transição entre o interior e o exterior. E a paisagem, enfim, é o próprio espaço, a dimensão do ambiente externo.

 

“A partir de uma idéia, ou antes, de um desejo, tornou-se fato o projeto Arte Litoral Norte, uma iniciativa de artistas, artesãos, pensadores e admiradores da arte”
(George Rembrandt Gutlich)

 

Grupo Desenho Vivo
O “Núcleo Desenho Vivo”, orientado por Antonio Carelli, tem como objetivo a formação do artista plástico na prática de diferentes linguagens, no conhecimento da história e da crítica de arte, cujo processo visa o desenvolvimento particular dentro do todo.

Fundado em 1999, o Núcleo Desenho Vivo é formado por artistas da região do Litoral Norte e Vale do Paraíba, onde realiza exposições num intercâmbio com grupos diversificados, tendo a arte como forma de transformação da realidade.

Integrantes
Antonio Carelli (orientador) - Pintor e mosaicista. Fundou o Grupo 15 no final dos anos 40, ao lado de Takaoka e Geraldo de Barros (entre outros). Na década seguinte, em Paris, frequentou o ateliê de pintura de André Lhote e a Escola de Arte Aplicada Italiana, sob orientação de Gino Severini. Trabalhou com o pintor da Escola de Paris Simon Segal. Retornou ao Brasil em 1960 passando a trabalhar com Aldo Bonadei. Desenvolveu o Ateliê 74 e nos anos 80 criou o movimento Arte Litoral Norte. Em 1999, fundou o Núcleo Desenho Vivo em seu ateliê em Caraguatatuba. Realizou exposições individuais nas cidades de Paris, São Paulo e Caraguatatuba.

Bernadete L. Silva - Iniciou seu trabalho de cerâmica com Isabel Galvanese e passou a fazer parte do Núcleo Desenho Vivo em 2009.   Participou de exposições coletivas nas cidades de São Sebastião e Caraguatatuba.  Reside em São Sebastião, onde tem seu ateliê de cerâmica e pintura.

Concília Sannini - Formou-se em Artes Plásticas pela Fundação Armando Alvares Penteado, São Paulo, em 1980. Participou de exposições coletivas nas cidades de Ubatuba, São Sebastião e Caraguatatuba. Tem seu ateliê em Guaratinguetá, onde reside. Frequenta o Núcleo Desenho Vivo desde 2009.

Isabel T. Galvanese - Iniciou seu trabalho com Cerâmica em 1996 sob orientação de Mieko Ukeseki e, desde então, trabalha em seu ateliê em São Sebastião. Em 2004, fez sua primeira exposição individual em Caraguatatuba. Em 2013 fez uma obra pública no Aterro da Rua da Praia em São Sebastião. Desde 1999, participa do grupo e das exposições coletivas do Núcleo Desenho Vivo.

Juci Guedes - Há 17 anos morando em São Sebastião, possui ateliê próprio no bairro de Barequeçaba. Cursou Cerâmica com Isabel Galvanese, fez estágio no Núcleo Terramar com Ben Hur Vernizzi. Em 2012 faz sua primeira exposição individual em São Sebastião. Participou de exposições coletivas nas cidades de Caraguatatuba e São Sebastião. Desde 2001, frequenta o Núcleo Desenho Vivo.

Edson Macedo da Costa - De Caraguatatuba, iniciou seu trabalho no começo dos anos 90 com o pintor Gianni Parziale em Caraguatatuba. Estudou Cerâmica sob orientação de Ben Hur Vernizzi no Núcleo Terramar.  Em 2010, realizou exposição individual em São Sebastião. Em 2013, entra para o Núcleo Desenho Vivo. Participou de exposições coletivas nas cidades de Caraguatatuba e Ilhabela.

Massaru Ujio - Formado em artes plásticas na cidade de Belo Horizonte (MG), fez estágio de Cerâmica no Núcleo Terramar sob orientação de Ben Hur Vernizzi.  Em 2009, realizou juntamente com Rafael Marotti uma exposição em Caraguatatuba. Participou de exposições coletivas nas cidades de Caraguatatuba e São Sebastião. Faz parte do Núcleo Desenho Vivo desde 2003.

Rafael Marotti - Com formação em Pedagogia, cursou Artes Plásticas e trabalha como educador na área de artes plásticas. Participou de exposições coletivas nas cidades de Caraguatatuba e São Sebastião. Frequenta o Núcleo Desenho Vivo desde 2007.

Sandra Mendes - Reside em Caraguatatuba desde 1986, onde junto com Carelli desenvolveu o projeto Arte Litoral Norte. Formou-se em Artes Plásticas pela FAAP, em 1972, cursou desenho, pintura e gravura no Ateliê 74 sob orientação de Carelli e Evandro C. Jardim na década de 70. Realizou várias exposições individuais nas cidades de São Paulo, Uberlândia, São José dos Campos, São Sebastião e Caraguatatuba. Em 1999, integra o Núcleo Desenho Vivo participando de todas as coletivas.

o que: NÚCLEO DESENHO VIVO Desdobramentos
quando:

15 de maio a 18 de julho

onde:

Sesc São José dos Campos

ingressos:

Grátis