Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Mesa Brasil Sesc São Paulo chega a Ribeirão Preto

Reduzir o desperdício de alimentos e promover a segurança alimentar e nutricional por meio de um serviço estratégico de logística que “busca onde sobra e entrega onde falta”. Estes são os pilares do Mesa Brasil Sesc São Paulo, iniciativa de ação social e educativa que integra empresas doadoras e instituições sociais.

Desde o dia 22 de janeiro, data na qual o programa foi instituído em Ribeirão Preto, mais de 10 toneladas de alimentos já foram coletadas por meio de um sistema de “Colheita Urbana”. Creches, casas de repouso, centros de dependentes químicos e centros de fortalecimento de vínculo receberam legumes, verduras, frutas, ovos e iogurte, que foram preparados e servidos às pessoas que frequentam diariamente estes espaços. As doações complementaram a refeição de mais de 4600 pessoas nas 33 instituições atendidas na cidade.

Para receber as doações, é preciso que a entidade esteja inscrita no programa, que ainda promove cursos e palestras sobre higiene, conservação, preparo de refeições e variadas formas de se evitar o desperdício. Este acompanhamento permanente prioriza a qualidade nutricional e o aproveitamento integral dos itens doados.

Atender às quase cinco mil pessoas que frequentam diariamente as instituições sociais cadastradas só é possível graças às doações de parceiros como supermercados, padarias e indústrias alimentícias. Estas empresas disponibilizam alimentos que deixaram de cumprir os padrões de venda, mas que continuam próprios para o consumo. A equipe do Mesa Brasil é responsável pela coleta e distribuição dos alimentos – os funcionários são treinados e capacitados para selecionar os alimentos que podem ser consumidos com segurança.

Se sua empresa tem interesse em ser parceira do programa Mesa Brasil, entre em contato pelo telefone 0800.771.7716 ou pelo e-mail mesa@ribeirao.sescsp.org.br