Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Da zona sul de São Paulo para o mundo

São muitos projetos, vivências e acontecimentos ambientais no Brasil e no mundo reunidos na IV Conferência Internacional de Educação Ambiental e Sustentabilidade que acontece de 12 a 16 de maio no Sesc Bertioga.

Saber o que acontece fora do meio em que estamos inseridos é fundamental, mas não podemos esquecer de mostrar o importante trabalho que o Sesc em São Paulo realiza em suas Unidades.

Para exemplificar essas ações, o Sesc Interlagos fez uma apresentação sobre Seis programações permanentes que já acontecem na Unidade. O objetivo da apresentação “Sesc SP: A Atuação Socioambiental da Unidade de Interlagos na Região Sul da Cidade de São Paulo” é mostrar o papel que o Sesc Interlagos realiza não somente na unidade mas também na comunidade da zona sul e na formação de educadores socioambientais.

Projeto Viva o Verde

Maior da Unidade Interlagos, desenvolve monitorias destinadas a grupos organizados que tem a oportunidade de vivenciar o contato com o ambiente natural trazendo assim reflexões sobre este meio.


Foto: Gustavo Faria

As atividades socioambientais buscam sempre a discussão da relação entre sociedade e ambiente. Entre suas atividades educativas estão:

Trilha Billings
Os grupos fazem uma trilha às margens da represa Billings e discutem assuntos como água, poluição, além de conhecer espécies nativas da Mata Atlântica encontradas no meio do caminho.

Expedição Viveiro
Atividade que apresenta o funcionamento e as instalações do Viveiro de Plantas da Unidade: Horta Agroecológica, Pomar, Estufa, Composteiras, Minhocário.

Caça ao Tesouro
Atividade pensada para o público infantil que envolve o aprendizado por meio de brincadeiras que trabalham o conceito ambiental e o contato com a natureza.

Detetives Ambientais
Uma brincadeira em que os jovens precisam investigar e desvendar algum mistério ambiental criado pela equipe do Sesc Interlagos. Atual mistério: Desaparecimento dos Tucanos.

Estudo do Meio
Atividade desenvolvida pela equipe Sesc e o grupo escolar agendado. Ambos decidem o tema e a metodologia, de acordo com o que a escola está estudando, com o objetivo de vivenciar o que foi visto em sala de aula.

Projeto de Formação de Agentes Socioambientais – ASAS

Tem como objetivo principal a formação de agentes socioambientais dando o apoio às ações ambientais como plantio de mudas, construção de viveiros, entre outras. Os projetos são realizados em parceria com a comunidade local e de acordo com as demandas trazidas pelos grupos, a fim de formar e fortalecer parcerias para sensibilização quanto às questões ambientais do território.


Foto: Gustavo Faria

 

Oficinas e Cursos de Jardinagem

São ministrados pela equipe Sesc e por oficineiros convidados e a cada mês abordam os principais temas e técnicas relacionadas à jardinagem.

 


Foto: Gustavo Faria

Adote uma árvore


Nasceu de uma demanda alta de pedidos de mudas de árvores no Viveiro de Plantas do Sesc Interlagos. O projeto surgiu para promover a doação de espécies nativas da Mata Atlântica aos participantes das atividades educativas, tornando-os agentes ativos no processo de arborização urbana.

 

 
Foto: Gustavo Faria

Pétala por Pétala

Evento que acontece anualmente e caracteriza-se por uma Mostra de Plantas e Boas Práticas Ambientais a partir de expositores convidados que trazem projetos, iniciativas e produtos que configuram boas práticas. Sua sétima edição aconteceu em abril de 2014 e contou com uma intensa programação cultural, oficinas e práticas esportivas.


Foto: Tamara Demuner

Conexão Sul

Cursos vivenciais para educadores com temas relacionados às questões socioambientais da região da zona sul de São Paulo. Desenvolvidos a partir de vivências, expedições, Rodas de Conversas, Mapeamentos Regionais, Oficinas Pedagógicas, entre outros.


Foto: Gustavo Faria

O intuito da atuação em educação ambiental do Sesc Interlagos é criar uma rede de multiplicadores das ideias que são desenvolvidas durante suas práticas, permitindo que os participantes tenham condição de dar continuidade ao trabalho iniciado nessas atividades.

A apresentação completa da equipe de educadores ambientais do Sesc Interlagos na Conferência também está disponível para download em PDF. Clique aqui para fazer o download.