Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

A música e a dança são ótimos aliados do exercício físico

Não é segredo pra ninguém que começar uma rotina de exercícios físicos pode ser muito difícil. É preciso vencer a preguiça e ultrapassar a fase inicial das dores físicas até sentir o prazer proporcionado pela liberação de endorfina de uma boa sessão de atividade física.

Nada melhor para isso do que aliar exercício e diversão, e a música pode ser um ótimo caminho para isso. De acordo com um estudo da Brunel University (Inglaterra), ouvir música  pode aumentar a eficiência do exercício em até 15%. Existe até um site dedicado a isso. O Jog FM seleciona playlists adequadas de acordo com cada tipo de atividade. O usuário posta informações sobre qual exercício irá praticar e o site sugere quais músicas  são mais apropriadas para aquela categoria, utilizando como critério, por exemplo, a taxa de batimentos cardíacos atingidos durante tal exercício e a velocidade das músicas. Clique aqui e conheça. 

Considerando a eficiência da atividade física combinada com a música, o Dia do Desafio oferece todos os anos uma extensa programação de atividades de ritmos, dança etc. No Sesc São Paulo, diversas unidades também prepararam atividades relacionadas, como Itaquera, Santana e Santana.

Na unidade de Santo Amaro, por exemplo, o Dia do Desafio trabalhará o tema o tema "O prazer do movimento por meio das ginásticas", com aulas especiais de ginástica com bambolês e música ao vivo animada pela Banda Animação Ginástica Forró, que trará no repertório músicas caribenhas, rock, samba e músicas dos anos 70. Salsa, merengue, dança de salão, os ritmos são variados e para todos os gostos, o importante é responder ao convite do slogan do evento: “Você se mexe e o mundo mexe junto”.

Já o Sesc Itaquera trará um show com a banda Vega, com integrantes do grupo Ultraje a Rigor, aulas de hip-hop e danças circulares, além de uma atividade sensorial inusitada, a “Balada Silenciosa”. Na atividade, três DJs convidados comandam o som e cada participante recebe um fone de ouvido para sintonizar na música de sua preferência. Confira abaixo uma pequena amostra da programação relacionada ao tema, veja qual está mais próxima de você e participe! Clique aqui para ver a programação completa do Dia do Desafio na cidade de São Paulo.

SESC SANTANA

Agigantador de Pessoas

Intervenção artística e multimídia, que projeta ao vivo imagens gigantes dos participantes do Dia do Desafio, captadas por uma câmera em um estúdio, instalado no Ginásio. As imagens fornecerão às pessoas “agigantadas” a sensação e a perspectiva de ter quase 10 metros de altura. O “agigantador” estimulará, com seu efeito especial e diferenciado, a participação das pessoas nas atividades do ginásio.

Dia 28/05, quarta, das 18h30 às 21h30. Ginásio de Esportes.

Dança dos Anos 60 e Aeróbica Anos 80

Apresentações artísticas, seguidas de intervenções práticas. O Dia do Desafio entra no ritmo dos anos 60 com as músicas que fizeram sucesso na época, além da aeróbica dos anos 80, com a apresentação de casais caracterizados e participação do público.

Dia 28/05, quarta. Intervenções: 09h, 11h, 14h, 16h, 18h, 21h. Local: rampa de entrada.

Balada Gigante

Desafio dançante com presença de bailarinos, com ritmos de festa tocados por DJ e acompanhamento da atração “Agigantador de Pessoas”.

Dia 28/05, quarta, 20h. Ginásio de Esportes.

Floorball

Vivência da modalidade, inspirada no hóquei sobre o gelo, que caracteriza-se por um jogo com equipes de seis jogadores – cinco jogadores de campo e um guarda-redes – que usam sticks de plástico para movimentar uma bola de plástico. O objetivo do jogo é fazer com que a bola passe por dentro da baliza do adversário (gol).

Dia 28/05, quarta, das 13h às 17h. Ginásio de Esportes.

Tchoukball

Vivência da modalidade, que trata-se de um esporte coletivo indoor, sem contato físico, desenvolvido na Suíça, na década de 1970. Este esporte se caracteriza por combinar elementos do handebol, do voleibol e da pelota basca.

Dia 28/05, quarta, das 13h às 17h. Ginásio de Esportes.

Na Balada da GMF

No Dia do Desafio, todas as aulas em grupos da GMF serão transformadas em aulas abertas de dança, com os ritmos e repertório musical utilizado pelos DJ´s.

Dia 28/05, quarta, 8h30, 10h30, 13h, 15h30, 17h30, 18h30 e 20h. Sala de Múltiplo Uso I e Ginásio.

SESC SANTO AMARO

Banda Animação Ginástica

O grupo vai animar as aulas de ginástica com músicas tocadas ao vivo utilizando repertório dos anos 70 ao dias atuais. Serão realizadas aulas simultâneas na piscina e área de convivência.

28/05/2014, quarta, das 18h30 às 21h30. Local: Convivência e Piscina. aula aberta. Livre.

Aula aberta de ginástica

Aula aberta com movimentos básicos de ginástica. Ao som de música ao vivo.

28/05/2014. Quarta, das 18h30 às 19h30. Local: Convivência. Livre. Grátis


Aula aberta de Hidroginástica

Aula aberta de hidroginástica ao som de música ao vivo.

28/05/2014, quarta, das 18h30 às 19h30. Local: Piscina. Livre. Grátis.


Ginástica com Bambolês

Aula aberta de movimentos básicos de ginástica e dança com a utilização do bambolê como forma de experimentação lúdica de exercícios que promovem inúmeros benefícios físicos. Ao som de música ao vivo.

28/05/2014, quarta, das 19h30 às 20h30. Local: Convivência. aula aberta. Livre. Grátis.

Rodas Ginásticas

A roda ginástica é um esporte, praticado em vários países, principalmente da Europa, e também utilizada em apresentações circenses e artísticas, tendo como mais famoso exemplo o Cirque du Soleil. Não havendo ainda competições no Brasil, a modalidade é utilizada por aqui como uma atividade artística que diverte e entretém.

10/05/2014, sábado, das 14h às 16h.
28/05/2014, quarta, das 16h às 18h.

Local: Ginásio. Livre. Grátis.

Rope Skipping

O Rope Skipping é uma atividade física que tem por base o pular corda, utilizando-se de uma diversidade de saltos, elementos acrobáticos, manejos com a corda, assim como das infinitas combinações de elementos e habilidades, do sincronismo dos saltadores e destes com a música. Desenvolve a resistência muscular, agilidade, coordenação, ritmo, velocidade e o equilíbrio. Vivência e Apresentação.

18/05/2014, domingo, das 14h às 16h.
28/05/2014, quarta, das 12h às 14h.

Local: Ginásio. Livre. Grátis.

Ginástica Acrobática - Akróbatus

A ginástica acrobática é um desporto que une acrobacias, ginástica de solo e dança. Utiliza como recursos técnicos aparelhos, tais como Trampolim Acrobático, Mini Trampolim, Barras Simétricas e Fixa, e outros que possam melhorar a condição técnica e ampliar a vivência dos praticantes. Pode ser demonstrativo, educativo ou competitivo. Vivências para todas as idades.

25/05/2014, domingo, das 14h às 16h.
28/05/2014, quarta, das 14h às 16h.

Local: Ginásio. Livre. Grátis.

Ginástica no Trampolim Acrobático, Pista de saltos e Minitrampolim

Apresentações e vivências de exercícios da ginástica acrobática com elementos de saltos, rolamentos e corridas.

28/05/2014, quarta, das 10h às 19h.  Local: Ginásio. Aulas abertas. Livre. Grátis.


Ginástica Geral

Apresentação e Vivência. Modalidade esportiva sem fins competitivos, composta por movimentos diversos, de diferentes modalidades tradicionais, tais como: Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Aeróbica Esportiva, Esportes Acrobáticos, Trampolim, Dança, Atividades Acrobáticas com ou sem aparelhos. Possibilidade de prática entre as várias faixas etárias, promovendo muita saúde e integração social.


28/05/2014, quarta, das 10h às 12h.
31/05/2014, sábado, das 14h às 16h.

Local: Ginásio. Livre. Grátis.

SESC CATANDUVA

Aula aberta de dança de salão.

28/05/2014, Praça da República, às 18h. Também ofereceremos a prática na Unidade às 15h e 19h.

 

SESC CAMPINAS

Aula Aberta de Dança Inclusiva

Dança nos mais variados ritmos, aberta para todos os públicos. Parceria com projetos que atendem PCDs na cidade de Campinas.

Dia 28, quarta, às 13h. Sala Corpo e Arte. Grátis. Livre.Vagas limitadas. Inscrições no local.

Aula Aberta de Dança de Salão

Aprendizado e prática tanto para iniciantes quanto para dançarinos experientes.

Dia 28, quarta, às 17h. Sala Corpo e Arte. Grátis. Livre.

Festival de Capoeira de Danças Africanas

Espetáculo que mistura esporte, música e danças, mostrando um pouco da riqueza da cultura africana. Ao final, o público será convidado à também participar de uma roda de dança.

Dia 28, quarta-feira, às 20h. Espaço Arena. Grátis. Livre.

Dia do Desafio 2014

Coordenada pelo Sesc São Paulo no Continente Americano, a 20ª edição do evento acontece no próximo dia 28 de maio, com a proposta de mobilizar o maior número de pessoas a praticar um esporte ou atividade física. Todas as atividades do Dia do Desafio integram a programação do Move Brasil, campanha para aumentar o número de brasileiros ativos até 2016. Saiba mais sobre a iniciativa no site movebrasil.org.br.

Criado no Canadá, o evento é uma ação mundial com a proposta de despertar o interesse das pessoas por uma rotina mais ativa, através de uma competição amigável entre cidades participantes. É uma iniciativa da TAFISA - The Association For International Sport for All e conta com o apoio da ISCA - International Sport and Culture Association e da UNESCO.

Veja a programação completa do Dia do Desafio no site do Sesc São Paulo ou baixe o aplicativo no Google Play. Encontre a atividade mais próxima de você.