Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Que história você viu?

Quantas histórias podem ser contatadas por meio de uma obra de arte? A exposição ‘Eu vi uma história’ pretende mostrar que são inúmeras. A mostra aberta para visitação no Sesc Taubaté traz um recorte de obras Naif e de arte popular que possuam uma forte característica narrativa.

São telas, xilogravuras, esculturas, geringonças e outras peças que em sua estrutura retratam situações cotidianas ou imaginárias. As obras fazem parte do Acervo Sesc de Arte Brasileira e foram criadas por artistas autodidatas ou que não tenham nenhuma formação acadêmica tradicional. A seleção das obras foi feita por Marcela Tiboni e Valquíria Prates

“Existem muitas histórias numa obra de arte popular: a história que o artista quer contar, a história que o mediador traz, a história que o curador tem, a história da instituição que atravessa aquela obra, e existe a história que o público vê”, explica Valquíria. De acordo com o conceito da mostra, todas essas histórias se relacionam a partir do momento em que elas são disparadas a partir de uma mesma obra e nenhuma delas é mais importante que a outra.

Porém a experiência não fica por conta apenas das obras selecionadas. ‘Eu Vi Uma História’ é também uma exposição ateliê. Quem visita em vários momentos é convidado a colocar a imaginação em cena e criar pequenas narrativas em um jogo de palavras, pelos cartões postais da exposição que podem ser enviados a qualquer endereço e pela criação de personagens.

Um grupo de mediadores recebe o público e o instiga a analisar as histórias contidas nas obras. A experiência mostra que naturalmente as histórias são deduzidas pela observação. O papel do mediador é facilitar e estimular a conversa sobre estas histórias.

Entre as dezenas de obras estão obras de Waldomiro de Deus e as famosas Geringonças do Mestre Molina, que narram cenas complexas do cotidiano em esculturas com movimento e sincronia.

Na galeria momentos de criação e troca de ideias durante a exposição.


A exposição segue aberta para visitação até o dia 29 de junho, e grupos podem agendar visitas monitoradas pelo email exposicao@taubate.sescsp.org.br ou pelo telefone (12) 3634-4000

o que: Eu vi uma história
quando:

até 29/junho

onde:

Sesc Taubaté