Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Sorteio das cidades competidoras do Dia do Desafio aconteceu no Sesc Pinheiros

Em ano de Copa do Mundo no Brasil e de centenário da Seleção Canarinho, o tema da festa de lançamento e sorteio eletrônico das cidades competidoras do Dia do Desafio só poderia ser um: o Futebol. A cerimônia foi restrita às caravanas dos Estados participantes, convidados e instituições parceiras da campanha e aconteceu no dia 5 de maio no Sesc Pinheiros, sob o comando do ex-apresentador da TV Cultura, Wandi Doratiotto. A festa foi prestigiada por autoridades locais e internacionais, e por ex-atletas da Seleção Brasileira.

A cerimônia teve início com depoimentos institucionais sobre o Dia do Desafio e a importância de incentivo à prática de exercícios, em que foram destacados pontos como mobilidade urbana em São Paulo, existência de espaços públicos de lazer, entre outros. Para compor o palco, estiveram presentes Francisco Javier Ardón Quezada, vice-ministro de Esporte e Recreação da Guatemala, o cônsul geral do Peru em São Paulo, Arturo Jarama, a vice-prefeita de São Paulo, Nádia Campeão, José Auricchio Junior, da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude, Celso Jatene, Secretário de Esportes de São Paulo, Juvenal Ferreira Fortes Filho, do Departamento Nacional do Sesc, a tenista Patrícia Medrado, Maria Luiza Souza Dias, coordenadora do Dia do Desafio para o Continente Americano, e o Diretor Regional do Sesc, Danilo Santos de Miranda. Além disso, a banda Sambasonics animou a festa tocando músicas do repertório popular brasileiro relacionadas ao futebol.

A conversa passou por temas diversos, como o racismo no futebol e a inclusão social por meio do esporte. O vice-ministro da Guatemala compartilhou exemplos e deu um panorama da prática físico-esportiva na Cidade da Guatemala, que segundo ele, apesar das dimensões menores, assemelha-se a São Paulo. “Apesar de existirem centros esportivos muito dedicados à recreação, as pessoas não têm o hábito de praticar exercícios. É uma cidade onde existe muita pobreza e por isso não há implementos para fazer esportes, as pessoas consideram supérfluo”

No telão foi exibido um documentário do Canal Azul, com trechos memoráveis das Copas de que o Brasil participou, com depoimentos de Pelé, Ronaldo, Elza Soares etc. A apresentação foi dividida em temas, de acordo com os títulos alcançados pela Seleção, e para cada tema dois atletas subiam ao palco para contar suas experiências. Os craques consagrados pela história do futebol brasileiro Pepe, Zito, Raí, Zetti, Zé Maria, Edu, Vampeta, Edmilson e Ronaldão arrancaram palmas da plateia ao relembrar sua passagem pelas Copas de 1958, 1962, 1970, 19994 e 2002.

Pepe, segundo maior artilheiro da Copa, e um dos componentes do “trio de ouro” do Santos Futebol Clube, fez comentários bem-humorados e foi um dos mais aplaudidos. “Na verdade eu sou o primeiro artilheiro, porque o Pelé não conta, ele é um E.T., veio lá de Saturno”, brincou. Pepe falou também sobre as mudanças de seu tempo até hoje. “O futebol continua sendo o esporte favorito dos brasileiros, então todo guri ainda tem essa motivação de pensar que pode se tornar um jogador importante. Na minha época, jogador era visto como vagabundo, hoje em dia existe muito mais apoio por parte das autoridades, dos órgãos do governo”, pontuou o ex-atleta, hoje com 79 anos.

Para Zetti e Edmilson, falta incentivo para as pessoas terem vidas mais ativas. Edmilson, ex-jogador do São Paulo e do Barcelona, mantém a Fundação Edmilson há 17 anos, que oferece atividades culturais e esportivas para crianças e adolescentes em Taquaritinga. “Por faltar entusiasmo e motivação, os tablets tomaram o espaço das atividades de rua. Quando eu era criança passava o dia inteiro correndo, ainda não era esporte mas era movimento”, relembrou.

Segundo Zetti, a correria de quem vive dentro de uma metrópole como São Paulo impede que as pessoas se entreguem à atividade física. “Ainda está longe do ideal, mas melhorou muito. Eu parei de jogar há 14 anos e não posso mais por conta de um problema no joelho, então aqui em São Paulo a bicicleta foi o que me ajudou a continuar praticando. Apesar de tudo aqui tem muitas opções de ciclofaixas, e a população está saindo mais para a rua”, comenta ele.

O resultado do sorteio eletrônico está disponível na seção “Cidade X Cidade”, basta procurar pelo nome do município desejado. Confira se sua cidade já está inscrita e participe! A programação completa da cidade de São Paulo está disponível no site. Clique aqui e confira.