Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

O Sesc levanta a lona e mostra o dia a dia do universo circense em exposição inédita

Respeitável público! Tem Circo no Sesc!
Respeitável público! Tem Circo no Sesc!

O circo sempre causou certa curiosidade quando desembarcava nas cidades: como será a vida do mágico? O que tem no quarto da trapezista? A bailarina e o palhaço têm mesmo um romance? É verdade que o palhaço chora sozinho depois de fazer tanta gente gargalhar?

Para responder essas e outras perguntas, a exposição Circo da Gente , em cartaz na Unidade Santo André de 24 de maio a 2 de novembro, revela os bastidores e permite ao público conhecer o dia a dia de um circo - afinal quem nunca pensou em se aventurar fugindo com aquelas caravanas de artistas?

Para recriar esse universo, o Espaço de Eventos se transformará em um circo anterior aos circos de lona, remetendo às caravanas circenses europeias, de mambembes, saltimbancos e saltadores, evocando o tradicional circo-família - os grupos de multiartistas que passam seus conhecimentos de geração para geração, vivendo de forma nômade e sobrevivendo da arte.

As instalações cenográficas, os recursos tecnológicos e os elementos lúdicos resgatam a história da formação e propiciam ao público vivenciar a experiência da vida daquelas famílias dentro e fora do picadeiro: a rotina dos treinos e ensaios, as viagens, a organização do trabalho, os valores e o modo de vida desses responsáveis por este mundo mágico, que desde muito encanta crianças, jovens, adultos e idosos.

No projeto expositivo, a referência da construção visual é de um espaço cênico como terreno onde a trupe acaba de desembarcar, com um misto de lona/praça ao centro, onde ocorrerão, ao longo dos meses, os espetáculos, vivências e oficinas, enquanto em seu entorno ficam as caravanas/trailers, que desvendam a vida e a intimidade desses artistas.
Eles, ao mesmo tempo em que são acrobatas, malabaristas, palhaços e cantores, são também os contrarregras, vendedores de bilhetes e guloseimas, faxineiros e outros profissionais que são responsáveis por subir a lona, fazer o espetáculo acontecer, desmontar e cair na estrada para começar tudo de novo. Assim, valores como a solidariedade, a responsabilidade, a tolerância, o respeito, a coletividade, o compartilhamento de saberes, a interação, a troca, o olhar aberto para a alteridade, a potencialização das características individuais, a intergeracionalidade, o fomento à diversidade, e a educação permanente são provocados pelo circo e o Circo da Gente deseja transmitir todos esses conceitos, de forma lúdica e interativa aos visitantes.

Na Exposição há, ainda, um resgate histórico do circo no Brasil, que em fotos e vídeos mostra a evolução e os caminhos que essa arte desenvolveu. Recuperação de memória, figurinos, acessórios, trechos de gravações, músicas, vídeos, fotos, gravuras e suas respectivas animações compõem a recriação deste universo, com espaço também para as famílias que passaram por Santo André, afinal a região do ABC Paulista tem um forte histórico da atuação circense.

Para complementar a Exposição, durante todo o processo de sua montagem e no período de sua realização, a oficina Imaginários do Circo da Gente, conduzida pelo Projeto Cala Boca Já Morreu, prevê a produção coletiva de comunicação em diferentes formatos, com foco na educomunicação, onde o grupo composto por pessoas de diferentes faixas etárias pensam, produzem e apresentam peças e conteúdos acerca as memórias e reflexões a partir do contato com essa linguagem artística.

A exposição inaugura junto ao Circos - Festival Internacional Sesc de Circo, que acontecerá em diversas Unidades do Sesc em São Paulo entre 23 de maio e 1º de junho, e que trará para a Unidade Santo André atividades de companhias paulistas, cariocas e uma atração internacional, vinda do Peru.

Confira a programação do Festival: clique aqui.

E acompanhe na Eonline os desdobramentos desse nosso Circo da Gente.

o que: Circo da Gente
quando:

De 24/05 a 02/11/2014

onde:

Sesc Santo André