Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Festival Ruas, da USP, engloba o Dia do Desafio

Atividade de natação promovida no Festival Ruas 2013
Atividade de natação promovida no Festival Ruas 2013

Já imaginou um festival que tivesse como proposta levar até as pessoas um diálogo sobre esporte e espaço público, socialização da atividade física, utilização recreativa das ruas e oficinas esportivas? Nós já. É o Festival Ruas. E o Dia do Desafio tem tudo a ver com isso.

Como indica o site do projeto, é um festival sobre o Esporte em toda a sua "inteireza" e suas possibilidades formativas. Este é o mote! Reflexões, discussões e atitudes. Este ano em sua oitava edição, o Festival Ruas é realizado pelo Centro de Práticas Esportivas da USP (CEPEUSP), por meio do Programa de Desenvolvimento Humano pelo Esporte (Prodhe). Com rodas de reflexão, pesquisa, oficinas e até um produto (o Jogo de Percurso), o Ruas tem o objetivo de estimular as pessoas a praticar mais atividades físicas e esportivas em espaços públicos. Com isso, incentiva também o debate sobre o uso responsável das ruas, parques e praças da cidade em seu potencial como espaço de lazer e convivência social.

Este ano, o Festival Ruas englobou a proposta do Dia do Desafio, e com isso surgiu o Dia do Desafio da USP, a cargo do Prodhe, que vai estimular as pessoas que frequentam os espaços da universidade a registrar todo tipo de atividade físico-esportiva realizada, além de fazer uma investigação sobre o perfil geral de desenvolvimento esportivo do público da USP.

Além do Dia do Desafio na USP, que acontecerá em maio, o Festival é composto de outras duas etapas, uma contínua ao longo do ano e outra que inicia em novembro: Etapa1: Rodas de Diálogo e Mapeamento de Espaços Públicos com Potencial para Prática de Atividade Física e Esportiva, que busca refletir sobre o papel dos espaços urbanos públicos para a incorporação de hábitos saudáveis de movimento a partir da disponibilização de materiais pedagógicos para os interessados em promover ações que mobilizem as pessoas a pensarem e atuarem sobre as ruas; Etapa 3: Descobrindo e Redescobrindo Modalidades Esportivas, composta por oficinas para jovens, adultos, idosos e interessados em geral com a missão de possibilitar que as pessoas aprofundem seus conhecimentos teórico-práticos sobre o esporte e que se sintam capazes de recriar e praticar diferentes modalidades em outros espaços da cidade.

Marcos Vinicius Moura e Silva, professor do CEPEUSP (Centro de Práticas Esportivas da USP) e membro do Prodhe, conversou conosco e explica melhor como funciona a parceria do Dia do Desafio com o Festival Ruas.

Como o Festival Ruas se alinha ao objetivo da campanha do Dia do Desafio?
Na medida em que convida, convoca, provoca as pessoas e instituições a adotarem estilos de vida mais ativo, "quebrando" a rotina e promovendo práticas e reflexões sobre nossos hábitos e os diversos usos possíveis dos espaços da cidade (específicos ou não para este fim).


Praticar esportes tem tudo a ver com conhecer a cidade, a rua e o lugar onde vivemos e circulamos. Qual é, na opinião de vocês, a melhor maneira de sensibilizar as pessoas sobre a percepção do espaço público?
Na nossa opinião, uma boa maneira de sensibilizar as pessoas sobre a percepção do espaço público é adotando estratégias diversas, articuladas ao longo do ano, que estimulem a apropriação corresponsável dos espaços urbanos para a prática de atividades físicas e esportivas. Por exemplo, o Festival Ruas de Esporte, não só na organização e proposição de suas 3 etapas, busca articular a mensagem com outras realizações internas do Cepeusp e externas, como o próprio Dia do Desafio, o Designed to Move, o Cidades Ativas etc, além do uso de outros recursos pedagógicos como o Jogo Ruas de Esporte e o Jogo do Desenvolvimento Esportivo. Acreditamos que assim a mensagem se fortalece e vai além da ação pontual, garantindo a relevância da temática numa pauta permanente, mas trabalhada com diferentes linguagens / estratégias.

Todo o material de apoio oferecido pelo Festival está disponível para download no site do Ruas. Clique aqui e confira.