Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Uma boa campanha não depende de muitos recursos

Atividade para terceira idade promovida pelo Sesc Pinheiros / Créditos: Nicola Labate
Atividade para terceira idade promovida pelo Sesc Pinheiros / Créditos: Nicola Labate

Fazer o máximo possível com o mínimo de recursos, reforçar o sentido de comunidade, inspirar o espírito de equipe e, acima de tudo, proporcionar diversão. Estes são alguns dos valores do Dia do Desafio, que há 20 anos atrás inseriu no calendário de países do Continente Americano, Ásia e Europa um dia para dedicar-se ao bem-estar por meio da atividade física. Mas o principal de tudo isso é que todos possam participar, sem distinções.

Pensando nisso, o evento tem a preocupação de conscientizar as cidades participantes sobre a possibilidade de promover atividades mesmo que elas não disponham de muitos recursos financeiros. Todos os anos, por meio dos encontros regionais, reuniões preparatórias e lançamentos locais da campanha, as instituições parceiras do Dia do Desafio trocam experiências sobre quais ações praticar em seus respectivos contextos. Corridas, caminhadas comunitárias, aulas de dança, passeios noturnos: práticas simples como essas tornam o evento mais inclusivo e interessante para a população geral.

Uma ideia nesse sentido é reforçar, no Dia do Desafio, as práticas que já venham sendo desenvolvidas na cidade em questão, como fará o Rio Grande do Norte, que este ano participa com 3 novas cidades. “A nossa proposta este ano é promover nos municípios o que eles já oferecem para a população, além de levá-los a uma reflexão a respeito da prática sistemática  de atividade física”, conta Lidiana Morais, coordenadora de Esporte e Recreação do Sesc Rio Grande do Norte. Em Caicó, um dos municípios que estreia participação este ano, será realizado uma amostra esportiva durante o dia todo, com a ajuda de profissionais de educação física da cidade.

Para José Olympio Garcia Neto, responsável pelo evento em São José dos Campos, o principal é aproveitar ao máximo as potencialidades de cada município. “O nosso evento em 2014 terá abertura à meia-noite com uma corrida-treino de 5 km que contará com a participação de alguns grupos de corrida da cidade. A corrida conta com o apoio da prefeitura e todo o aparato de guardas de trânsito, ambulância etc”, adianta Olympio, que conclui contando que o fechamento da campanha na cidade será feita com um passeio ciclístico.

Atividades como essas, que não dependem de grandes investimentos, vem sendo cada vez mais valorizadas pelas instituições organizadoras do evento. Outro exemplo disto é a Costa Rica, que este ano, na intenção de valorizar o histórico da campanha e proporcionar também reflexão sobre a atividade física, organizará uma exposição resgatando a história das edições passadas, com cartazes antigos desde o primeiro ano de realização, em 1995.

Mais do que um evento pontual, o Dia do Desafio é um convite para mudar de postura e adotar hábitos mais saudáveis, por isso as atividades promovidas importam menos do que a preocupação de proporcionar essa mudança. Marcelo Macera, coordenador da campanha em Itaquera, resume bem esta proposta. "O bem-estar é um conjunto de fatores, dentre eles: o social, o econômico, o físico, o espiritual, o moral. Nenhuma dessas áreas deve ser trabalhada em detrimento das demais, e a iniciativa do Sesc é resgatar algo que vem sendo colocado em segundo plano pela sociedade”.