Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

O Rockabilly invade a pista do Sesc Osasco no Pra Dançar! de Junho

Saias rodadas, batom vermelho, jaquetas de couro e topete, isso te lembra alguma coisa? Se pensou em Rockabilly acertou!

O Rockabilly não é apenas um estilo musical, mas também uma moda e um comportamento que contagiou os jovens dos anos 50. É um dos muitos sub-gêneros do rock and roll. O termo nasceu da junção das palavras rock e hillbilly (uma referência à música country), visto que o estilo musical é uma mistura de ritmos como o R&B, rock e country music. Algumas das referências do gênero são os cantores do rock Chuck Berry, Elvis Presley e Johnny Cash.

O disco “Rock Around The Clock“, lançado por Bill Haley em 1954, foi um dos pontos de partida do estilo, ainda no mesmo ano, Elvis Presley iniciou a popularização do gênero com uma série de gravações lançadas pela Sun Records.
Infelizmente em 1958, aconteceu o desaparecimento precoce de grande parte dos músicos, e o rockabilly praticamente desapareceu da música popular norte-americana, no entanto, nos anos 80, foi reacendido um breve interesse pelo estilo que dura até hoje.
E neste mês o público terá a oportunidade de conhecer e vivenciar esse ritmo no ‘Pra Dançar! O Rockabilly tomará conta da Tenda 1 no Sesc Osasco todas as sextas de junho.

A Banda Gaspa e os Alquimistas, formada pelo ex-baixista do Ira!, Ricardo Gaspa passeia sem compromisso por estilos que vão desde o rock & roll original dos anos 50, passando pelo rhythm and blues e rocks dos anos 80, sempre com uma identidade própria e uma sonoridade rock & roll / rockabilly. Eles agitam a galera que curte dançar freneticamente ao som do bom rockabilly e estão ai para provar que até hoje há seguidores do ritmo ou podemos dizer do estilo Rockabilly de ser.

O Pra Dançar! traz a cada mês um ritmo diferente e o público pode vivenciar um pouco de cada estilo. A atividade se inicia às 19h30 com aulas onde professores  ensinam os passos básicos de cada tipo de dança e logo depois, às 20h30, começa o show que além de esquentar a pista de dança traz músicos que tocam ao vivo e contagiam o público presente. Para participar, basta retirar os seus ingressos gratuitos no local a partir das 18h30.

Se você quer voltar aos anos de 1950, coloque a saia rodada ou a jaqueta de couro e venha dançar conosco!

Gaspa e os Alquimistas:

Ricardo Alpendre – voz
É também conhecido no rock nacional por ser o cantor da banda independente Tomada Rock  e mostra nos Alquimistas seu estilo rocker, sempre influenciado por Elvis e Gene Vincent.

Ricardo Cunha – guitarra
Fez parte da banda de rockabilly Kriptonitas e das bandas do rocker Eddy Teddy, nos anos 80 e 90. Também tem trabalhos de MPB e toca na banda de rock Devotos de Nossa Senhora Aparecida formada em 1986, com o roqueiro e apresentador Luiz Thunderbird.

Zeh – bateria

Multi-instrumentista toca contrabaixo, guitarra e canta em bandas como Borderlinerz e Name The Band, além da banda de rock Devotos de Nossa Senhora Aparecida com Luiz Thunderbird.

Aulas de dança a partir das 19h30
Show com Gaspa e os Alquimistas a partir das 20h30

Grátis
Retirada de ingressos no local a partir das 18h30