Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Instalação mostra envelhecimento dos jogadores por meio de figurinhas da Copa

Público tem autonomia para fazer procedimento, do reconhecimento do código à exibição das figurinhas
Público tem autonomia para fazer procedimento, do reconhecimento do código à exibição das figurinhas

Às vezes você ouve o narrador ou o comentarista falar que essa é a terceira ou quarta copa de fulano ou beltrano e fica tentando imaginar como ele era naquela ocasião? Cabelo, barba, peso... Pois então, a instalação “Figurinhas da Copa”, que fica aberta ao público no Sesc Thermas de Presidente Prudente até 5 de julho, mostra o envelhecimento dos craques da Copa do Mundo por meio de figurinhas oficiais.

Ao apontar a bandeira de uma seleção para uma câmera, ela ativa uma figurinha antiga e aguarda até a nova ser mostrada. A proposta é fazer com que o público possa fazer tudo sozinho.

Então, o primeiro passo é apontar uma placa com a bandeira de um dos países na direção de uma câmera que fica acoplada a uma tela, e nessa bandeirinha existe um acionador que funciona como um código de barra, mas é chamado de código fiducial.

Quando a capa é apontada em direção à câmera, um programa chamado Pure Data reconhece a ação e faz aparecer a sequência de figurinhas na tela.

“A pessoa decide qual das seleções quer ver e faz sozinha todo o processo para poder ver a sequência de cada país, podendo interagir com a tela”, explica o instrutor da Internet Livre do Sesc Thermas e responsável pela instalação, Leandro Barbosa.

Mais do que ver simplesmente um atleta envelhecendo, essa instalação mostra também a evolução da tecnologia, do design das figurinhas, da fotografia de cada época. É um prato cheio para quem curte esse meio.