Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Agricultura Urbana

Agricultura Urbana
Agricultura Urbana

Já se imaginou voltando para casa e colhendo um pé de alface no canteiro central da avenida que cruza sua rua? Ou indo até uma horta vertical, no muro de um viaduto, para colher temperos ou escarola? Uma realidade vivida, ainda, por poucas pessoas, mas possível através da Agricultura Urbana.

A Agricultura Urbana é diferente da agricultura rural, sendo complementar a ela, justamente porque ela está integrada no sistema econômico e ecológico urbano (AU1conceito).

Em entrevista para o Sesc, Djalma Nery, organizador do CSA São Carlos, fala sobre a importância da produção de alimentos nas áreas urbanas. "Produzir alimentos orgânicos, dentro do ambiente urbano, aumenta o contato do entorno das pessoas com a natureza, com a questão da agricultura e propicia uma alimentação saudável à preço baixo, localmente".

Hans Dieter Temp, fundador do projeto Cidades Sem Fome, durante um bate-papo no Sesc, relata: "A Agricultura Urbana, é muito comum na Europa. Cidades como Paris, Milão e em outras cidades, os moradores tem o costume de cultivar alimentos nas sacadas, quintais e terrenos urbanos. No Brasil, o conceito é novo, mas estamos trabalhando para implantar as hortas urbanas em São Mateus (São Paulo/SP). O Cidade Sem Fome, trabalha, há 10 anos, com hortas comunitárias em terrenos urbanos e levando a horta para as escolas, que além de ajudar na educação dos alunos, complementa a merenda escolar com alimentos orgânicos e saudáveis".

A produção de alimentos orgânicos na agricultura urbana, faz desta uma excelente opção para o consumo de alimentos saudáveis. "Geralmente, a produção é voltada para o consumo próprio. Mas é possível pensar em hortas comunitárias para comercialização local, mantendo os alimentos sempre frescos e diminuindo os gastos, já que não se tem taxas com transportes", relata Hans Dieter, que lembra também a importância deste tipo de agricultura em âmbito social, pois gera emprego e renda.

Uma outra forma de pensar na agricultura urbana, é a permacultura.

A Permacultura, busca integrar as instalações da casa com as hortas. Coletar a água da chuva e compostar os resíduos orgânicos são ações que integram este conceito. A idéia, é ter uma cultura permanente, daí o nome permacultura, afirma Fernando, integrante da Comunidade Ecovila Tibá (São Carlos/SP).

Referências
CDT Agrigultura
PORTAU

Agricultura Urbana

Marco Tornnelly

Permacultura

Marco Tornnelly

Produtores Orgânicos

Marco Tornnelly

CSA e Alimentos Orgânicos

Marco Tornnelly

Fotos relacionadas