Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Feira de arte e artesanato da Praça da República



Entre o fim de tarde de sexta-feira e a manhã de sábado, o verde da Praça da República mistura-se ao colorido das barracas que tomam conta do lugar para a feira do fim de semana. Há mais de 50 anos no local, a Feira da Praça da República começou com vendedores de selos e, hoje, reúne cerca de 600 barracas. Os artigos de artesanato são vendidos pelos próprios produtores, proporcionando contato direto entre os artistas e o público.

Produtos
Na feira são comercializados diversos produtos: pinturas, objetos antigos, sabonetes, incensos, roupas, acessórios em couro, bijuterias, pratarias, peças de decoração, espelhos e artigos vindos de outros estados e países.

Os visitantes também encontram uma pequena praça de alimentação. Considerada um dos melhores pontos de comida de rua na cidade, tem entre os quitutes mais famosos tempurá de camarão e legumes, yakissoba, massas, pastéis, acarajé, doces e outras tentações gastronômicas.


O público
A feira pretende atrair, em especial, turistas que procuram artesanato com a “cara do Brasil”. Por isso, dá-se tanta importância para a venda de produção própria, que imprime a marca da cultura do país em cada peça e propicia maior diversidade de produtos.


Entorno
Nos últimos anos, a feira ajudou a transformar os arredores da praça. Ruas do entorno, como General Jardim, Marquês de Itu e Bento Freitas, entre outras, passaram a contar com pequenas galerias de arte, moldureiros e lojas de insumos artísticos, como tintas, pincéis e telas.


História
Localizada no centro de São Paulo, a Praça da República é um local histórico visitado diariamente por turistas e habitantes da cidade. A localização é próxima a avenidas de grande movimento, como a Ipiranga e a São Luís, ruas comercias, como a Vinte e Quatro de Maio, a Sete de Abril e a Barão de Itapetininga, e outros pontos turísticos, como o Theatro Municipal e o Viaduto do Chá.

A praça guarda muitas histórias. Durante o governo Vargas, foi palco da Revolução Constitucionalista de 1932. No século 19, quando ainda se chamava Largo dos Curros, era o local onde os paulistanos assistiam a rodeios e touradas. Mais tarde, teve outros nomes: Largo da Palha, Praça das Milícias, Largo Sete de Abril e Praça 15 de Novembro. Em 1889, passou a ser conhecida como Praça da República.


Feira de arte e artesanato da Praça da República
Praça da República, s/n, próxima ao Metrô República
Horário: Sábados e domingos, das 8h às 18h