Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

“Uma comédia visceral que extrai o humor da medula”

Espetáculo será apresentado no Teatro Paulo Autran de 24 a 27/7 e 30/7 a 3/8<br>Foto: Lucie Jansch
Espetáculo será apresentado no Teatro Paulo Autran de 24 a 27/7 e 30/7 a 3/8
Foto: Lucie Jansch

Após Quartett (2009), A Última Gravação de Krapp (2012), Lulu (2012), Ópera dos Três Vinténs (2012) e A Dama do Mar (2013), o Sesc dá continuidade à parceria com Robert Wilson e traz ao Brasil The Old Woman (A Velha), espetáculo criado pelo dramaturgo e encenador americano em colaboração com seus intérpretes, o dançarino e ator Mikhail Baryshnikov e o ator Willem Dafoe.

Com onze apresentações marcadas no Teatro Paulo Autran, do Sesc Pinheiros, entre os dias 24 e 27 julho e 30 de julho a 3 de agosto, The Old Woman (A Velha) parte da adaptação da obra homônima de Daniil Kharms (1905-1942) – autor russo perseguido pelo regime stalinista – para apresentar a história de um escritor em dificuldades que não consegue alcançar a paz consigo mesmo e é assombrado pela figura de uma velha mulher.

Em cena, Baryshnikov e Dafoe dão vida a “uma comédia visceral que extrai o humor da medula”, como avaliou o The New York Times em resenha publicada em 23 de junho, por ocasião da estreia nos Estados Unidos. “O trabalho dos atores é mostrar ao público que nós rimos com mais força daquilo que nos assusta. Isto inclui morte, é claro, e a ideia de que estamos em um universo sem sentido onde tudo, inanimado ou com vida, está à espreita para nos pegar”, complementa o jornal. (O texto foi traduzido pelo diário O Globo; leia aqui na íntegra.)
 

Para Dafoe, conhecido do grande público por papéis como o Duende Verde, vilão da trilogia Homem-AranhaThe Old Woman (A Velha) se trata de um a história de atmosfera paranoica, acompanhada por uma “narrativa simples e linda, uma explosão de poesia”. De Nova York, o ator concedeu entrevista exclusiva à revista Serafina, em edição veiculada pelo jornal Folha de S. Paulo no último final de semana que destacou a chegada do novo espetáculo de Robert Wilson ao Brasil.

The Old Woman (A Velha) teve sua estreia mundial na Inglaterra, em 2013. Excursionou pela Europa antes de chegar aos Estados Unidos e, agora, na América Latina, após a temporada no Sesc Pinheiros, passará também pelo Rio de Janeiro e por Buenos Aires. 


Fique atento!

A venda de ingressos para o espetáculo ocorrerá em dois lotes: o primeiro será disponibilizado ao público para compra online, por meio do Portal SescSP, no dia 8 de julho (terça-feira), às 20h. O segundo lote será comercializado a partir de 10 de julho (quinta-feira), às 17h30, nas bilheterias das unidades. Nas duas modalidades, as vendas são limitadas a quatro ingressos por pessoa. Clique aqui para saber mais sobre o espetáculo e consultar valores de ingressos.