Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Viveiro Manequinho Lopes

Crédito: Leila Fugíí
Crédito: Leila Fugíí



Dedicado à produção de plantas herbáceas e arbustivas, o Viveiro Manequinho Lopes foi inaugurado em 1928. A cidade estava crescendo e era preciso arborizá-la. Na época, o viveiro ainda não havia sido batizado em homenagem a Manoel Lopes de Oliveira Filho. O nome só foi adotado dez anos depois, em 1938, quando Manoel já havia falecido. Com a inauguração do Parque Ibirapuera em 1954, para a comemoração do quarto centenário de São Paulo, o viveiro passou a fazer parte do local.


Senhor Manoel

Manoel Lopes foi diretor da Divisão de Matas, Parques e Jardins na administração do prefeito Fábio da Silva Prado. A ideia de implantar o viveiro na região onde mais tarde foi construído o Parque Ibirapuera partiu dele, o que evitou que o terreno fosse invadido e que a prefeitura perdesse a área. Diz-se que o senhor Manoel, que atendia pelo apelido de Manequinho, deu início ao plantio de eucaliptos australianos no local, que era pantanoso, para eliminação do excesso de umidade do solo.


Burle Marx

Em 1993, o Viveiro Manequinho Lopes foi restaurado, com projeto de Roberto Burle Marx. A entrega do espaço revitalizado à população aconteceu no dia 24 de março de 1994. Hoje, quem visita o local tem acesso a um acervo composto por cerca de 200 espécies diferentes de plantas com potencial paisagístico. Assim, o Manequinho é um dos três viveiros que constituem a DEPAVE-2 (Divisão Técnica de Produção e Arborização), cuja função é a produção de mudas de plantas destinadas a plantios nas áreas públicas municipais.



Viveiro Manequinho Lopes
Parque Ibirapuera, Portão 7A 
Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº - Vila Mariana - São Paulo.
Segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Grátis.
Tel.: (11) 3887-6761