Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Nas telas e nos livros, intergeracionalidade também é protagonista

Não é raro encontrar filmes e livros com personagens de várias idades estabelecendo relações entre si. Em comédias, dramas ou romances, gente de todas as idades é obrigada a conviver e enfrentar situações desafiadoras, cômicas ou conflituosas, em (mais) uma prova de que a intergeracionalidade é um fenômeno presente no cotidiano e que precisa ser reconhecido e compreendido.

Listamos alguns exemplos de filmes e livros que se relacionam com o tema, além de publicações que trazem estudos sobre a intergeracionalidade.

 

REVISTA

- Revista A Terceira Idade (Sesc, Vol.22 - no 50 - Março de 2011)

A edição especial de A Terceira Idade reúne artigos baseados nas apresentações de conferencistas do Seminário Encontro de Gerações. Realizado em 2010, o evento contou com a participação de importantes especialistas e instituições atuantes no campo intergeracional.

Conteúdo disponível em: sescsp.org.br/encontrodegeracoes

 

FILMES

Minhas Tardes com Margueritte (Jean Becker, FRA, 2010)

Margueritte é uma senhora de noventa anos de idade que adora livros. Germain é um homem corpulento, meio desajeitado, e pouco afeiçoado ao hábito de ler. O encontro fortuito em uma praça se torna frequente, e os dois desenvolvem uma relação de aprendizado e identificação, ao passo que compartilham suas tensões familiares.

Up! Altas Aventuras (Pete Docter, Bob Peterson, EUA, 2009)

A animação norte-americana conta a história de um menino escoteiro e um idoso que, após a morte da mulher, perde a paixão pela vida. Juntos, os dois vivem uma aventura no mundo selvagem em que tentam proteger a natureza.

- Pequena Miss Sunshine (Jonathan Dayton, Valerie Faris, EUA, 2006)

Depois que Olive, uma pequena garotinha, é classificada para um concurso de beleza em outra cidade, toda a família (alguns a contragosto) embarca em uma conturbada viagem. O filme tem um tom dramático, mas preserva ao mesmo tempo cenas tragicômicas que despertam risos no espectador.

- Sonata de Outono (Ingmar Bergman, SWE, 1978)

A história do reencontro de mãe e filha após um afastamento de anos, que acaba convergindo para uma dura batalha de verdades e ressentimentos.

 

LIVROS

Amor, de Novo (Doris Lessing, Ed. Companhia das Letras, 2010)

O romance de Doris Lessing conta a história de uma diretora de teatro que, aos 65 anos, não quer mais se apaixonar. A desilusão dura até o momento em que ela se identifica com uma personagem de peça que está dirigindo e, a partir daí, redescobre sensações.

Terra Sonâmbula (Mia Couto, Ed. Companhia das Letras, 2007)

Neste livro, o escritor angolano Mia Couto narra a relação criada entre um garoto, Muidinga, e um velho chamado Tuahir. Ambos carregam na pele o sofrimento da guerra civil que assola Moçambique.

Conflito e Cooperação entre Gerações (José Carlos Ferrigno, Edições Sesc SP, 2013)

A proposta do livro é clara: diante dos (possíveis) conflitos entre pessoas de diferentes gerações, é preciso oferecer oportunidades para que elas se encontrem e se relacionem.