Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

68 anos de transformação social


Neste mês, o Serviço Social do Comércio completa 68 anos. Desde 1946, sua criação pelo empresariado do comércio de bens, serviços e turismo, trouxe a marca da inovação e da transformação social por meio de um trabalho fundamentado no compromisso público com o bem-estar e a qualidade de vida dos trabalhadores do setor, bem como da comunidade em geral.

Ao longo dos anos, o Sesc introduziu novos modelos de ação cultural e sublinhou a educação não formal e permanente como ferramenta para o desenvolvimento de uma sociedade inclusiva, crítica e renovadora.

Hoje, o trabalho se desenvolve em uma rede de 34 centros no Estado de São Paulo, em sua maioria centros culturais e desportivos, que oferecem atividades ligadas à arte, cultura, esporte, turismo social, inclusão digital, alimentação, saúde, educação ambiental, desenvolvimento infantil e terceira idade, além do canal de TV (o Sesc TV), o portal sescsp.org.br, a Edições Sesc (edição de livros) e o Selo Sesc (CDs e DVDs), que buscam amplificar suas proposições.

Nessa perspectiva, o Sesc chega aos 68 anos de atuação continuada realizando um trabalho que oferece instigações, intercâmbios e debates como ferramentas para o desenvolvimento de experiências duradouras e significativas, que tem o intuito de valorizar as pessoas estimulando a autonomia pessoal, a interação e o contato com expressões e modos diversos de pensar, agir e sentir.

Tais ações vinculadas a investimentos em equipes capacitadas, estruturas e equipamentos adequados, demonstram que os mantenedores da entidade seguem no exercício contínuo de seu comprometimento social.


Abram Szajman
Presidente do Conselho Regional do Sesc no Estado de São Paulo