Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Editorial

Para acessar a integra da publicação, clique no link à esquerda

 

Os recursos científicos e tecnológicos colocados à disposição da população tornaram mais eficazes as medidas de proteção à saúde, contribuindo assim para uma sobrevida maior dos cidadãos. Consequentemente, é cada vez mais expressivo o número de pessoas idosas destituídas de seus papéis e funções, pelo fato de terem sido afastadas compulsoriamente do ciclo da produção no momento da aposentadoria.

Como agravante, a sociedade, por sua vez, não está suficientemente preparada para receber este novo contingente populacional que tem os mesmos direitos de participação que os demais membros do corpo social. Desta forma, o problema do aposentado, tanto nos países industrializados como nos menos desenvolvidos, constitui uma realidade complexa, uma questão difícil de ser equacionada.

Vivemos uma situação de crise, o que é peculiar a toda fase de transição. Todas as categorias sociais estão se ressentindo desse clima de incertezas. Por suas características específicas, os aposentados se sentem particularmente inseguros e preocupados. O grande desafio é procurar caminhos que permitam a esse grupo continuar integrado em seu meio social, em igualdade de condições. Essa edição de "A Terceira Idade" contém algumas colocações que acreditamos sejam úteis para a reflexão sobre este momento da vida dos idosos.

Não tivemos a pretensão de esgotar o assunto. Gostaríamos de conhecer as ideias do leitor a esse respeito. Nossa publicação oferece também suas páginas para aqueles que quiserem se manifestar sobre o assunto da velhice em seus vários aspectos. Queremos discutir. O debate está aberto.