Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Editorial

Para acessar a integra da publicação, clique no link à esquerda

 

Neste fim de século, muitos são os problemas enfrentados pela humanidade. Flagelos como a fome, as guerras, o desamparo de milhões de crianças, os cataclismas da natureza e as convulsões sociais de diversas origens desafiam os governos de todo o mundo.

Dentro de tão difícil contexto e, ironicamente, como consequência do desenvolvimento da ciência, assistimos à emergência de um novo problema da sociedade: o considerável aumento da população idosa, sem que estejamos preparados para lidar com este fenômeno.

Nosso objetivo, com esta publicação, é fornecer subsídios teóricos, relatar experiências e colher depoimentos, no sentido de municiar os técnicos e instituições para realizar ações em favor da terceira idade e estimular os próprios idosos a olhar em frente rumo ao seu destino, à sua realização como seres humanos.

A esperança faz parte do futuro. Ela é também um componente da velhice, não enquanto promessa de imortalidade ou de juventude revivida, não enquanto garantia de uma reversão das leis da natureza, mas uma esperança que represente uma busca constante do desafio de ser verdadeiro em cada fase da existência.

Mais que qualquer outro, pelo passado de luta, o idoso tem direito e esperar mais da sociedade e da vida.