Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Editorial

Para acessar a íntegra da publicação, clique no link à esquerda

 

Um Balanço Positivo.

Muito se tem repetido que a velhice, no Brasil, não constitui um problema grave, se analisarmos apenas os aspectos numéricos da questão. Realmente, para uma população total de aproximadamente 160 milhões de habitantes, 13 milhões ou pouco mais de pessoas acima de 60 anos não fariam muita diferença, se esta minoria não vivesse em condições tão precárias. A preocupação, portanto, vai além dos índices estatísticos e se detém nas implicações demográficas e sociais do fenômeno. Não se deve, contudo, menosprezar o significado das alterações da pirâmide populacional que, aliada à situação de penúria de grande parte de idosos, pode, a médio e longo prazo, gerar crises imprevisíveis nada desejáveis.

Há trinta anos atrás, a perspectiva de um possível agravamento deste estado e coisas levou o SESC a lançar uma proposta de trabalho com o objetivo de criar melhores oportunidades para esta parcela da população e, ao mesmo tempo, visando a alertar a comunidade brasileira para o perigo que representava o envelhecimento populacional que se esboçava, na falta de uma política para o setor.

Após um trabalho longo e persistente, a avaliação da atuação da entidade junto ao idoso aposentado não poderia ser mais confortadora. A título de ilustração, queremos apenas citar que atualmente cerca de 40.000 idosos são atendidos diretamente pelo SESC nos diversos centros de atividades espalhados por todo o estado. Isto significa que um número bem maior teve condições de melhorar sua qualidade de vida nessas últimas três décadas.

A sociedade brasileira tem que ficar atenta, pois os idosos estão chegando, em número cada vez maior. A presença deles pode tornar-se incômoda se, a exemplo do que ocorre em relação a outras minorias, não se tomarem medidas claras, inequívocas e atualizadas para se afastar de vez o fantasma da marginalização que inferniza a terceira idade.

Nada mais justo, portanto, que deixar registrado nesta publicação este momento significativo para o SESC, pelo saldo positivo de um trabalho de alcance nacional.