Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Editorial

Para acessar a íntegra da publicação, clique no link à esquerda

 

A Gerontologia, área de estudos  sobre a velhice e sobre o processo do  envelhecimento humano vem, sem  dúvida, apresentando uma significativa  evolução em nosso país. O número de  profissionais interessados na pesquisa  e no atendimento ao idoso é crescente.

Por ser um campo multidisciplinar, a  Gerontologia vem recebendo a adesão de assistentes sociais, sociólogos, psicólogos, pedagogos, médicos, enfermeiros,  fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, arquitetos, entre outros. Enfim, podemos notar que uma ampla gama de profissionais tem se especializado em cursos de Gerontologia, cada vez mais numerosos e acessíveis.

Como entidade pioneira no atendimento a pessoas da Terceira Idade, o SESC de São Paulo acompanha com muita  satisfação e interesse o desenvolvimento  da pesquisa gerontológica. Por isso, nos  empenhamos em manter o alto nível  dos artigos da revista “A Terceira Idade”,  convidando especialistas de reconhecido  gabarito para, livremente, exporem suas reflexões, os resultados de suas pesquisas e a análise de suas intervenções na comunidade.

Os artigos da presente edição foram elaborados a partir das transcrições de palestras do seminário “O Brasil e os Idosos”, realizado pelo SESC-SP em parceria com a PUC-SP; do I Mercoseti (Encontro dos países do Mercosul sobre Terceira Idade); e do Treinamento Técnico “Cultura do Consumo e Pós-Modernidade”.

A nosso pedido, os autores adaptaram seus textos para torná-los compatíveis com a configuração de uma revista especializada. Por ser material de indiscutível qualidade técnica, resolvemos registrá-los devidamente, tornando-os acessíveis a todos os interessados.

Aproveitamos o ensejo, para reiterarmos que a Revista A Terceira Idade está aberta à participação daqueles que trabalham na perspectiva do desenvolvimento dos estudos sobre a Terceira Idade e, por consequência, na melhoria das condições de vida da população idosa de nosso país.

ABRAM SZAJMAN - Presidente do Conselho Regional do SESC de São Paulo