Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Editorial

Para acessar a íntegra da publicação, clique no link à esquerda

 

Como já disseram inúmeros pensadores, o grau de desenvolvimento de determinada sociedade não se mede apenas pela sua capacidade científica e tecnológica. O modo como são tratadas as crianças e os velhos fornece um importante termômetro de sua civilidade. Uma sociedade que se pretende desenvolvida não despreza os conhecimentos acumulados durante muitos anos, pelas gerações mais velhas. Maria Inês Rauter Mancuso ouviu idosos de sua cidade e descobriu aspectos inusitados da cultural local, realizando uma agradável e educativa viagem no tempo.

Tratar bem o idoso através de cuidados com sua saúde, é uma tarefa cada vez mais imperiosa em decorrência do aumento da longevidade humana e da natural fragilização física dos muito velhos. Maria das Graças Sobreira Leal analisa o importante papel do familiar cuidador. 

O atendimento ao idoso nas múltiplas áreas de ação da gerontologia depende da contribuição de profissionais das mais diversas formações e sua atuação em equipe deve ser a mais produtiva possível. Tomiko Born nos mostra estratégias importantes da equipe multidisciplinar.

Em suas reflexões sobre o envelhecimento humano, a escritora Nilza Amaral adverte que a velhice deve ser compreendida em sua totalidade, já que se trata não apenas de um fenômeno biológico, mas principalmente de um fato histórico e cultural.

Finalmente, Maria Lúcia Del Grande e Regina Célia Sodré Ribeiro, tratam de um tema de absoluta relevância social: o trabalho voluntário. Não apenas informam como tem se desenvolvido até o momento essas ações em nosso país, mas refletem sobre as possibilidades de participação do idoso nesse processo. Sempre afirmamos que a velhice pode ser uma fase de realizações do ser humano e se ele for capaz de promover sua autonomia e bem-estar, também será competente para ajudar pessoas carentes, inclusive outros idosos. Inegavelmente, a solidariedade é um dos mais dignificantes exemplos de responsabilidade social e o valor fundamental da condição humana.