Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

O trabalho voluntário no Brasil e a participação da terceira idade

Foto: Eron Silva e Nilton Silva
Foto: Eron Silva e Nilton Silva

Para acessar a íntegra da publicação, clique no link à esquerda

 

MARIA LÚCIA DEL GRANDE (1)
REGINA CÉLIA SODRÉ RIBEIRO (2)

RESUMO: 

O trabalho voluntário do idoso contribui para a melhora da sua autoimagem estima, traz reconhecimento e, principalmente, combate o isolamento e a depressão. Embora a depressão ainda seja mal diagnosticada, especialistas a indicam como um dos problemas mais graves pelos quais passam os idosos. Esse distúrbio, além de ser tratado pela medicina, pode ser melhorado através de atividades que tornem o idoso uma pessoa útil.

Sabemos que a ausência de um projeto de vida na Terceira Idade pode trazer desânimo e descrença; pode até antecipar a morte. Entendemos como “projeto de vida” a busca em satisfazer um objetivo específico, fazer planos e novos amigos, participar, conviver, motivar os outros, ouvir, se dar etc. Possibilidades estas que podem ser realizadas através do trabalho voluntário.

Palavras-chave: voluntariado; assistência; autoestima

(1) Pedagoga, especialista em gerontologia social pelo Instituto Sedes Sapientiae, assistente da Gerência de Estudos e Programas da Terceira Idade – Sesc/SP.

(2) Psicóloga, especialista em gerontologia social pelo Instituto Sedes Sapientiae e em administração para organizações do terceiro setor pela FGV.