Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Políticas e programas de entidades públicas para terceira idade no brasil

Foto: Nilton Silva
Foto: Nilton Silva

Para acessar a íntegra da publicação, clique no link à esquerda

 

URSULA MARGARIDA SIMON KARSCH (1) 

RESUMO: 

A população do Brasil está envelhecendo muito depressa. A pirâmide populacional, que antes apresentava muitas crianças nascendo e poucas pessoas envelhecendo, hoje em dia apresenta a tendência de assumir o formato de um tijolo. Portanto, nascem menos crianças e as pessoas vivem mais tempo. No Brasil, a expectativa de vida das mulheres, que vivem mais do que os homens, está em torno de 70 anos de idade. Uma outra preocupação que se tem que ter no Brasil relaciona-se com as regiões deste país que têm uma densidade populacional maior de idosos, principalmente as grandes cidades.

O importante, quando se fala em entidades e em políticas públicas, é saber que neste Brasil, há muito pouco tempo, a população tem noção do envelhecimento populacional e ao mesmo tempo os governos ainda têm muita dificuldade de entender isso. Surge no cenário brasileiro uma população que não se conhece e só era conhecida pelas famílias dentro de casa. É impressionante como os nossos governantes também não conseguem enxergar. É realmente muito difícil convencer ministros, secretários, governadores e prefeitos de que existe uma grande população que está envelhecendo sem ter a menor infraestrutura para poder usufruir de uma rede de serviços, que aliás quase não temos. E nem as pessoas se preocupam em criar serviços para idosos que não estão doentes.

Palavras-chave: política pública; governo; população

(1) Assistente social, docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, presidente da comissão geral de pós-graduação da PUC-SP.