Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Cinema e Transexualidade

Cena do filme
Cena do filme "Minha Vida em Cor-de-Rosa", que será exibido dia 11/10. Imagem: Reprodução

O Cinesábado, que apresenta filmes gratuitamente no Sesc Vila Mariana desde 2010, aborda em outubro um tema polêmico e muitas vezes discriminado: a transexualidade

O projeto oferece sessões gratuitas de cinema, sempre aos sábados e feriados, às 14h, no Auditório. Seleções de filmes clássicos e contemporâneos, agrupados tematicamente, que buscam familiarizar os espectadores com a linguagem da sétima arte. Em paralelo à exposição Corpos Insurgentes, que discute o universo feminino na contemporaneidade, o Cinesábado de outubro exibe filmes que debatem a transexualidade – o conflito entre identidade e corpo, a afetividade, as relações familiares e a dimensão sociopolítica das categorias gênero e sexo.

Veja a seguir as sinopses e traillers dos filmes que serão exibidos:

A Gaiola das Loucas | Dia 4/10
Armand (Robin Williams) e Albert (Nathan Lane) construíram uma vida perfeita para si mesmos em sua excêntrica casa noturna em Miami. Mas sua tranquilidade é perturbada quando o filho de Armand anuncia que irá casar-se com a filha do super conservador Senador Kealey (Gene Hackman) e os futuros sogros virão para o jantar! Será que Armand e Albert conseguem transformar-se em Sr. e Sra. “Bons Costumes” a tempo? Será o papel mais difícil de suas vidas, mas eles farão de tudo para tampar os olhos do Senador com o mais puro chiffon!
Direção: Mike Nichols | EUA , 1996, 117 min



Minha Vida em Cor-de-Rosa | Dia 11/10
Ludovic (Georges Du Fresne) vive com a sua família em um belo e tranquilo subúrbio de Paris. Mas a pacata vida de sua família irá transformar-se quando o pequeno Ludo revela o seu maior sonho: ele tem toda certeza de que quer ser uma garota. Divertida e emocionante, essa premiada história é permeada de fantasia e trata da aceitação das diferenças com uma doçura inigualável.
Direção: Alain Berliner | FRA, 1997, 88 min



Tomboy | Dia 18/10
Laure (Zoé Héran) é uma garota de 10 anos, que vive com os pais e a irmã caçula, Jeanne (Malonn Lévana). A família se mudou há pouco tempo e, com isso, não conhece os vizinhos. Um dia Laure resolve ir na rua e conhece Lisa (Jeanne Disson), que a confunde com um menino. Laure, que usa cabelo curto e gosta de vestir roupas masculinas, aceita a confusão e lhe diz que seu
nome é Mickaël. A partir de então ela leva uma vida dupla, já que seus pais não sabem de sua falsa identidade.
Direção: Céline Sciamma | FRA, 2011, 82 min



Quanto Dura o Amor? | Dia 25/10
Marina (Sílvia Lourenço) é uma jovem atriz do interior, que vai tentar a sorte na cidade grande. Em São Paulo, ela divide um apartamento com Suzana (Maria Clara Spinelli), uma advogada solitária e misteriosa, e no mesmo prédio ela conhece Jay (Fábio Herford), um escritor em busca de um sentido para a vida. Coincidentemente, enquanto Marina fica encantada pela cantora Justine (Danni Carlos), Suzana engata um romance com um amigo do trabalho e Jay declara suas verdadeiras intenções para a prostituta Michelle (Leilah Moreno), dando um início a um período de revelações e descobertas para os três.
Direção: Roberto Moreira | BRA, 2009, 83 min



Navegue pelo folder do projeto: