Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Envelhecer bem no trabalho: Possibilidades individuais, organizacionais e sociais.

Foto: Eron Silva e Nilton Silva
Foto: Eron Silva e Nilton Silva

Para acessar a íntegra da publicação, clique no link à esquerda

 

ANITA LIBERALESSO NERI (1)

RESUMO: 

Os trabalhadores mais velhos podem manter níveis altos de desempenho, até mesmo na presença de perdas em velocidade, tempo de reação, processos sensoriais e memória operacional, que são parte da inteligência fluida. Porem essas perdas podem ser compensadas pela especialização cognitiva e pela capacidade de selecionar prioridades, fatores esses que podem também compensar déficits causados por falta de treinamento ou por insuficiências ergonômicas.

Pessoas que envelhecem sem patologias podem apresentar alto grau de especialização cognitiva, derivada da influência da cultura, que supera as limitações decorrentes das limitações biológicas dependentes da idade. Apesar de eventualmente apresentarem déficits cognitivos, quando observados em situação de laboratório, os grandes especialistas são geralmente adultos mais velhos (por exemplo comandantes de linhas aéreas, grandes escritores, cientistas e artistas, empresários prósperos e executivos bem sucedidos).

Palavras-chave: trabalho; adaptação; produtividade

(1) Professora titular do departamento de psicologia educacional da faculdade de educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, docente de psicologia da Vida adulta e da velhice.