Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Carlos Canhameiro é destaque no Projeto Direções, em outubro

Programação no Sesc Ribeirão Preto conta a trajetória do encenador por meio de diversos espetáculos de sua concepção e encontro artístico com o dramaturgo

Direções é um projeto do Sesc Ribeirão Preto cujo objetivo é dar visibilidade à trajetória artística de importantes encenadores do teatro contemporâneo. O foco não são os atores ou as companhias, mas o recorte curatorial de obras dos diretores da cena atual. Na primeira edição do projeto foi explorado o trabalho de Enrique Diaz. A segunda edição trouxe à tona a trajetória de Mário Bortolotto.

Nesta oportunidade, de 11 a 17 de outubro, Direções apresenta a trajetória artística do diretor, ator, produtor, dramaturgo e professor Carlos Canhameiro. Mestre em Artes pela Unicamp, Canhameiro também é bacharel em Artes Cênicas e graduando em Dança.

Neste final de semana (11 e 12/10), o Encontro Artístico com o dramaturgo abre a programação do Projeto Direções, das 10h às 14h, no auditório do Sesc Ribeirão. É direcionado para atores e diretores teatrais com idade acima de 18 anos e as vagas são limitadas.

No dia 14 de outubro, terça-feira, será apresentado o espetáculo “Penélope Vergueiro”, com a Penélope Companhia de Teatro, no Galpão de Eventos da unidade, às 20h30. A partir da narrativa de um fato real ocorrido na Rua Vergueiro, o espetáculo traz à cena toda potência da ação passional e usa o evento para discutir a tênue linha entre amor e desamor, e o papel que o feminino ocupa na sociedade hoje.

Dando continuidade aos espetáculos, "Tentativas contra a vida dElla”, com a Cia Teatro de Riscos, cria situações que tecem discussões sobre arte, cotidiano e sobre a complexidade do mundo contemporâneo e suas relações com o presente. Artistas e público se juntam na quarta-feira (15/10), no Galpão de Eventos, nesta tentativa de desvendar a vida dElla.

Partindo de uma investigação de “O Beijo no Asfalto”, considerada uma das mais importantes obras da dramaturgia brasileira, na quarta-feira (16/10), é a vez da Cia de Teatro Acidental apresentar o espetáculo “O que você realmente está fazendo é esperar o acidente acontecer” no Galpão, às 20h30.

"[Outras] Histórias Reais" fecha a programação no dia 17, sexta-feira. Deslizando entre o teatro, a dança, a música e a performance, três atores da Cia. 4 pra Nada colocam-se em cena para apresentar ao público respostas masculinas às histórias reais de Sophie Calle. A cada apresentação, uma atriz é convidada para intervir na obra. Sem conhecimento prévio da peça, ela se relacionará com a obra e criará a partir de sua experiência uma nova história real, tanto para o público como para os atores que estão em cena.

Sobre Carlos Canhameiro

Integrante fundador da Cia. Les Commediens Tropicales, que tem mais de oito anos de atividades artísticas, criou e produziu diversos espetáculos como: "Concílio da Destruição", "(ver[ ]ter)", "O Pato Selvagem", de Henrik Ibsen, "2º d.pedro 2º"(com provocação cênica de Fernando Villar), "A Última Quimera" (com provocação cênica de Georgette Fadel e Verônica Fabrini), "Chalaça a peça" (encenada por Marcio Aurelio), "Galvez Imperador do Acre" (encenado por Marcio Aurelio), e "Terror e Miséria no III Reich", de Bertolt Brecht (encenado por Marcelo Lazzaratto).

Como dramaturgo, escreveu as obras: "Concílio da Destruição" (finalista do Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia/2010), "Canto das Mulheres do Asfalto", 'Penélope Vergueiro", "Definitivo", "Tudo que não pode ser dito precisa ser calado", "Ensaio Sobre a Queda", "2º d.pedro 2º", "A Última Quimera", "Chalaça a peça", "A Vida Como Ela [Não] É!" e "Stirkoff".

Dirigiu os espetáculos: Selma (Cia. De Feitos) em 2013. O Defunto (Cia. das Atrizes), [outras] histórias reais (Cia. 4 pra Nada), Quereres e tentativas contra a vida dElla (Cia. Teatro de Riscos) em 2012; O Rinoceronte (Cia. Acidental), O Pato, A Morte e a Tulipa (Cia. De Feitos), Penélope Vergueiro, [AMOR em fragmentos] (Cia. 4 pra Nada) e voiZÉquy do brazil, todos em 2011. O Horácio (Cia. Teatro de Riscos), em 2010, Stirkoff em 2003 e A Vida Como Ela [Não] É! em 2002. Foi provocador cênico da obra Macacos me Mordam (Cia. Acidental) e fez assistência de direção em Mahagonny (Cia. Acidental) ambos em 2009.