Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Editorial

Para acessar a íntegra da publicação, clique no link à esquerda

 

O “O Plano de Ação Internacional de Madrid sobre o Envelhecimento 2002” destaca como objetivos principais: que os idosos possam desfrutar plenamente de seus direitos humanos; envelheçam de forma segura e fora do alcance da pobreza; participem integralmente da vida econômica, política e social; e tenham a possibilidade de realização em sua idade mais avançada. O documento enfatiza a necessidade de eliminação da violência e da discriminação, a igualdade de gêneros, a importância vital da família, a assistência médica e a proteção social das pessoas idosas.


Ainda que uma Assembléia desse tipo não tenha poderes para garantir a efetivação de medidas em prol dos velhos, certamente trata-se de uma iniciativa importante e talvez sua maior conquista seja a de colocar o fenômeno do envelhecimento no centro do debate mundial, incorporando o fator longevidade às políticas de desenvolvimento social e econômico. Esperamos, portanto, colher frutos desse grande evento.

Para esta edição de “A Terceira Idade”, entrevistamos o cardeal Dom Paulo Evaristo Arns. Reconhecido mundialmente, Dom Paulo é um símbolo das lutas pelos direitos humanos e pela justiça social no Brasil, tendo recebido, por isso, aqui e em outros países, centenas de títulos e homenagens. Evidenciando independência de opinião e espírito ecumênico, vem se posicionando com desenvoltura perante questões sensíveis, fazendo ecoar as teses da liberdade de expressão e da dignidade humana. Sensível à questão da velhice, construiu uma casa para abrigar padres idosos.

Aos 81 anos, dono de grande vitalidade, escreve, pro ere palestras, comanda programas de rádio e assiste crianças e idosos carentes. Um exemplo eloquente da capacidade de realização na Terceira Idade.

Danilo Santos de Miranda Diretor Regional do Sesc de São Paulo