Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Violência doméstica contra idosos: Caminhos para identificar evidências sutis

Foto: Eron Silva
Foto: Eron Silva

Para acessar a integra da publicação, clique na capa da edição nº 25

 

MARIA DAS GRAÇAS MELO FERNANDES (1)
KÁTIA SUÊNYA DE MELO FRAGOSO (2)

RESUMO: 

No Brasil, somente os casos extremos de maus-tratos dirigidos aos idosos chegam ao conhecimento geral pelos meios de comunicação. A grande maioria fica oculta no seio da família ou das instituições de abrigo. O despreparo dos profissionais e a carência de recursos e serviços de amparo ao idoso são fatores importantes para uma investigação insuficiente desse problema em nossa realidade.

A preocupação com os conflitos que ocorrem na esfera doméstica, entre o idoso frágil ou dependente e seus familiares, assim como a consciência de que a reversão dessa realidade depende também daqueles que se preocupam com as causas humanitárias e sociais da pessoa idosa, nos impulsionaram a produzir este escrito com o seguinte objetivo: apontar alguns caminhos que devem ser percorridos por profissionais da área de saúde para identificar evidências sutis de violência doméstica contra idosos. Assim sendo, daremos início à caminhada.

Palavras-chave: maus-tratos; família; negligência

(1) Enfermeira, mestre em enfermagem, doutoranda em ciências da saúde, professora do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Universidade Federal da Paraíba.

(2) Estudante do curso de graduação de farmácia da Universidade Federal da Paraíba.