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A Construção de uma pedagogia para o Idoso

Foto: Gabriel Cabral
Foto: Gabriel Cabral

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TERESINHA MARIA NELLI SILVA (1)

RESUMO: 

A solidão, a perda da autonomia, o afastamento da vida produtiva, a discriminação social, a perda da saúde e tantos outros percalços, somam-se para afligir os que envelhecem. É preciso preparar-se para enfrentar tais problemas e encontrar saídas e soluções compatíveis. A história de cada um é reveladora de como a vida é construída e de como é importante a prática da educação permanente para a garantia de uma velhice bem vivida, ou seja, para a formação de uma mente crítica apta a perceber as mudanças sociais e adaptar-se a elas.

Os meios de comunicação, as Universidades, muitas outras instituições, tem se ocupado dessa população cada vez mais numerosa e pronta a consumir produtos culturais. Abrem-se centros de convivência, divulgam-se informações, organizam-se cursos, criam-se espaços recreativos e artísticos para atender a uma demanda cada vez maior de pessoas interessadas em ocupar seu tempo livre.

Palavras-chave: pedagogia; educação permanente; socialização

(1) Pedagoga, mestre e doutora em educação pela pontifícia universidade católica de São Paulo.