Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Sobre ocupações e deslocamentos

De 4 a 16 de novembro, o cotidiano de Campinas será ocupado e provocado por espetáculos, performances, saraus, intervenções urbanas, encontros, vivências, filmes e processos criativos. O Sesc Campinas convida você a intensificar a poesia da experiência coletiva urbana e ocupar-se da cidade

Quanto tempo a cidade e seus moradores dedicam à arte? Qual lugar a arte ocupa em nosso apressado cotidiano? A maneira como a cidade se ocupa deixa espaços ou brechas para o fazer artístico? Há espaços na cidade demarcados para arte? Quais as paredes e fronteiras existentes no fazer artístico?

A ideia do projeto Cidade Ocupada nasce de algumas dessas indagações, emergidas durante o processo criativo da equipe de programação do Sesc Campinas.

Neste sentido, o projeto traz consigo a provocação de levar a arte para locais inusitados, longe do conforto das salas de espetáculos, em geral permeadas pelo público padrão, acostumado a consumir atividades culturais.  Sair da zona de conforto traz a agradável consequência de dessacralizar a arte, no sentido de desmistificar a ideia de que ela se encontra em um altar acessível apenas a uma parcela da população já “iniciada” ou a uma “elite” cultural. 

A arte pode, assim, se aproximar do cotidiano da metrópole e de seu próprio modo de vida, que por vezes não inclui as expressões artísticas como um de seus elementos fundamentais. A partir desse deslocamento, o projeto propõe a reflexão acerca das fronteiras estabelecidas para o fazer artístico, trazendo experiências de coletivos, companhias e artistas que ousaram experimentar esse risco.

Mais do que ocupar a cidade, a curadoria do projeto preocupou-se em propor atividades que dialogam com os espaços ocupados, flertando com sua arquitetura, brincando com sua função social, ressignificando seu cotidiano. Em paralelo, o Galpão Múltiplo Uso do Sesc Campinas torna-se uma referência dentro do projeto, que o considera um espaço privilegiado para encontros, reflexões e ações artísticas que remetam ao funcionamento da cidade. Assim, o projeto ocorre em via dupla: os artistas ocupam a cidade e a cidade ocupa o Sesc Campinas.

O resultado de tudo isso é que, de 4 a 16 de novembro, o cotidiano da cidade de Campinas será ocupado e provocado por espetáculos, performances, saraus, intervenções urbanas, encontros, vivências, filmes, processos criativos. A partir dessas provocações, o Sesc Campinas convida você a intensificar a poesia da experiência coletiva urbana, a ocupar-se da cidade.