Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

A dança de salão na promoção da saúde do idoso

Foto: Lenise Pinheiro
Foto: Lenise Pinheiro

Para acessar a integra da publicação, clique no link à esquerda

 

MÔNICA DE REZENDE (1)
CÉLIA PEREIRA CALDAS (2)

RESUMO: 

A Dança de Salão abrange os três domínios da natureza humana: fisiológico, afetivo e cognitivo. Funciona como um agente motivador do indivíduo para a manutenção e/ou recuperação da vida e da alegria pessoal e coletiva e como agente motivador retroalimentador da própria dança, por seu aspecto lúdico e sua versatilidade, incentivando a prática dela mesma, fazendo com que se renove e permaneça ao longo de gerações como uma atividade atual.

É a versatilidade a característica que torna a Dança de Salão compatível com os diferentes grupos etários numa mesma sociedade. A diversidade de ritmos e a variação nos andamentos das músicas atende bem às necessidades dos mais jovens, com toda a sua energia acumulada e que precisa ser gasta, mas também aos anseios dos mais velhos, menos exuberantes, mas bastante dispostos a desenvolver um modo de vida pleno e feliz.

Reforçada pela mídia como ícone de qualidade de vida, esta modalidade de dança encontra-se presente na grande maioria de programas de atividades para a Terceira Idade. Embora pareça contraditório num primeiro momento, a experiência do trabalho de Dança de Salão realizado no período de 1993 a 2001 na Universidade Aberta da Terceira Idade/UERJ, especificamente com os idosos, demonstrou que a separação desse grupo das demais faixas etárias durante o processo de aprendizagem da técnica facilitou o processo de integração e interação social dos alunos. Este aparente isolamento viabilizou trabalhar, num meio favorável e propício, o seu potencial de comunicação a partir de um redimensionamento subjetivo que permitiu uma redescoberta de si mesmo e um novo olhar para o mundo externo.

Palavras-chave: dança; terapia; saúde

(1) Fisioterapeuta do Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação, ex-professora e coordenadora do curso de dança de salão na Universidade Aberta da Terceira Idade da UERJ.

(2) Professora do Departamento de Saúde Pública da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Doutora em Enfermagem e Mestre em Saúde Coletiva.