Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

De novo no centro do palco: A cultura como agente de transformação da maturidade

Fotos: Eron Silva / Nilton Silva
Fotos: Eron Silva / Nilton Silva

Para acessar a íntegra da publicação, clique no link à esquerda

 

SERGIO AMARAL SILVA (1)

RESUMO: 

A maturidade ainda é encarada majoritariamente pela sociedade como fase inútil da vida, visão muitas vezes assumida pelos próprios idosos. A cultura é uma das formas mais efetivas de reação a esse cenário, através do qual os idosos podem voltar ao centro do palco da própria existência.

De um lado, as atividades culturais respondem a diversas demandas da Terceira Idade, como o exercício mental e sensorial, o convívio social e o lazer consequente que ocupa o tempo livre. Paralelamente, tais atividades são bastante adequadas às características dessa faixa etária, como um senso crítico amadurecido, maior seletividade, sabedoria e capacidade de grande envolvimento pessoal.

A participação cultural dos idosos provoca sensível melhoria em sua autoestima e qualidade de vida, retardando os efeitos negativos do envelhecimento, sejam físicos, emocionais, intelectuais ou sociais. Além disso, os idosos são depositários de um vasto e único patrimônio cultural a ser preservado e difundido, fruto de sua rica experiência.

Palavras-chave: teatro; transformação; integração

(1) Economista e jornalista, especializado em cultura e Comunicação.