Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Uma experiência de fisioterapia preventiva em grupos da terceira idade do Sesc de Curitiba-PR

Fotos: Eron Silva / Nilton Silva
Fotos: Eron Silva / Nilton Silva

Para acessar a íntegra da publicação, clique no link à esquerda

 

LUCIANE MARIA GANDOLFI (1)
MÁRCIA CRISTINA SKORA (2)

RESUMO: 

Sabe-se que com o decorrer dos anos ocorrem alterações fisiológicas nos indivíduos que levam a problemas de saúde, ocasionando restrições quanto à possibilidade de realizar atividades em geral e, muitas vezes, acarretando a perda da independência física e social.

Considerando tais alterações, acredita-se que através do trabalho de Fisioterapia Preventiva em grupos seja possível conscientizar os idosos sobre a importância do envelhecimento saudável e sobre as medidas contra os aspectos negativos do envelhecimento.

Justamente nessa área, foi escrita a experiência de Implantação do Serviço de Fisioterapia Preventiva no SESC Terceira Idade, em forma de monografia de conclusão do curso de pós-graduação de Fisioterapia em Gerontologia, no ano de 1991, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Palavras-chave: fisioterapia; prevenção; saúde

(1) Pedagoga, diretora do Instituto de Educação “Costa Braga ”, gerontóloga pela SBGG e Universidade de Barcelona, mestre em gerontologia pela PUC-SP.
(2) Fisioterapeuta da GAIA - Residência para idosos da prefeitura municipal de Curitiba e do SESC-PR, pós-graduada como fisioterapeuta em gerontologia pela PUC-PR.