Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

A Comida e a Identidade

Roberto daMatta abriu o Seminário das Prévias aos Pratos
Roberto daMatta abriu o Seminário das Prévias aos Pratos

O Mesa Brasil do Sesc São Paulo completa 20 anos em novembro, e no Sesc Piracicaba já são 10 anos do programa. Para comemorar a data, o Mesa Brasil do Sesc Piracicaba organizou uma série de atividades, entre elas o Seminário Das Prévias aos Pratos

Em Piracicaba, a abertura do Seminário Das Prévias aos Pratos - Cultura e Segurança Alimentar e Nutricional, ficou a cargo do professor de antropologia social da PUC/RJ, professor emérito da Universidade de Notre Dame e colunista dos jornais O Globo e O Estado de São Paulo, Roberto daMatta.

No caldeirão das discussões, daMatta trouxe reflexões sobre a identidade cultural intrínseca nos atos de comer ou se alimentar. Para o professor, o que comemos, como comemos e onde comemos diz muito sobre nossa identidade, perfil social, econômico e cultural.

Na lâmina principal da fala, está a diferença entre comida e alimento, em que a comida ultrapassa o papel de nutrir, define e retém a identidade de quem a come, prepara e ritualiza o ato. Além disso, a comida expressa sentimento.

Confira algumas fotos dos três dias do Seminário e as Comemorações dos 10 anos do programa no Sesc Piracicaba.