Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

As relações intergeracionais nas sociedades contemporâneas

Fotos: Emidio Luisi
Fotos: Emidio Luisi

Para acessar a integra da publicação, clique no link à esquerda

 

RICARDO MORAGAS MORAGAS (1)

RESUMO: 

As diferentes gerações perdem ocasiões de se relacionar com sujeitos de idades diferentes da própria e surge a ignorância ou o menosprezo aos que são diferentes em idade. Existem menos relações entre gerações, tanto na família como no resto da vida social, com o perigo de que o que não se conhece, se ignora e se menospreza.

Existe o perigo de que as sociedades industriais avançadas acabem segregadas por idades e interesses particulares de cada grupo, em detrimento da democracia baseada na integração social e na participação de todos os cidadãos.

A aparição do envelhecimento nas sociedades desenvolvidas e a pouca participação dos aposentados na vida social, revelou-se como um tema de interesse para qualquer partido político; os idosos marginalizados constituem um potencial de eleitores ao qual se dirigem hoje todas as mensagens eleitorais.

Além disso, como se sabe pela sociologia eleitoral, os idosos votam mais que as outras faixas etárias, ao menos enquanto se tornem fisicamente dependentes.

Palvras-chave: intergerações; integração; contemporâneo; 

(1) Diretor do Máster em gerontologia social e do grupo de pesquisas do envelhecimento da Universidade de Barcelona, Espanha.