Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Películas Negras

Cena do filme
Cena do filme "Histórias Cruzadas", que será exibido dia 8/11. Imagem: Reprodução

O Cinesábado de novembro apresenta, no Sesc Vila Mariana, filmes que abordam histórias de conflitos raciais.

Conjuntamente à programação Sankofa: Memórias de Mão Dupla, o Cinesábado exibe, em novembro, filmes sobre as dificuldades dos negros em variados contextos sociais e políticos, desde a escravidão no séc. XIX e a luta pelos direitos civis nos Estados Unidos dos anos 1960, até a discussão sobre o racismo no Brasil contemporâneo. Para completar o ciclo, um documentário sobre os primórdios da cultura hip-hop no Brasil a partir da trajetória do ativista e dançarino Nelson Triunfo.

O projeto Cinesábado, que existe desde 2010 no Sesc Vila Mariana, tem o intuito de exibir filmes (DVDs) clássicos e contemporâneos agrupados por relações temáticas e de linguagem, com o desejo de fomentar aproximações entre variadas produções cinematográficas e diferentes segmentos do público.

As sessões acontecem no Auditório, sempre às 14h e são gratuítas, com retirada de ingresso com 1h de antecedência na Central de Atendimento.

Confira os vídeos que serão exibidos:

FEBRE DA SELVA | Dia 1/11
Um jovem e bem sucedido arquiteto (Wesley Snipes) se envolve em um caso extraconjugal com sua secretária. A situação começa a complicar mais pelo fato de ele ser casado e negro, e ela ser branca. A descoberta do caso gera um escândalo na cidade e uma disputa entre os membros das duas famílias, revelando a barreira racial existente naquela comunidade.
Direção: Spike Lee | EUA , 1991, 132 min
Classificação: 18 anos



HISTÓRIAS CRUZADAS | Dia 8/11
No Mississipi dos anos 1960, Skeeter (Emma Stone) é uma garota da sociedade determinada a se tornar escritora. Ela começa a entrevistar as mulheres negras da cidade, que deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, da qual a própria Skeeter faz parte. Aibileen Clark (Viola Davis), a empregada da melhor amiga de Skeeter, é a primeira a conceder uma entrevista, o que desagrada a sociedade como um todo. Apesar das críticas, Skeeter e Aibileen continuam trabalhando juntas e, aos poucos, conseguem novas adesões.
Direção: Tate Taylor | EUA / Índia / Emirados Árabes Unidos, 2011, 146 min
Classificação: 12 anos



DJANGO LIVRE | Dia 15/11
Ambientado no sul dos Estados Unidos dois anos antes da Guerra Civil, Django (Jamie Foxx), um escravo cujo passado brutal com seus antigos senhores o deixa cara a cara com um caçador de recompensas alemão, o dr. King Schultz (Christoph Waltz). Eles saem em busca dos criminosos mais procurados do sul. Enquanto vai aperfeiçoando suas habilidades como caçador, Django permanece focado no seu único objetivo: encontrar e resgatar Broomhilda (Kerry Washington), a esposa que ele perdera para o tráfico de escravos anos atrás. A busca de Django e Schultz acaba por levá-los a Calvin Candie (Leonardo DiCaprio), o proprietário de Candyland, uma abominável propriedade agrícola. Se Django e Schultz quiserem escapar com Broomhilda, serão obrigados a escolher entre a independência e a solidariedade, entre o sacrifício e a sobrevivência.
Direção: Quentin Tarantino | EUA , 2012, 164 min
Classificação: 16 anos



QUANTO VALE OU É POR QUILO? | Dia 22/11
Uma analogia entre o antigo comércio de escravos e a atual exploração da miséria pelo marketing social, que forma uma solidariedade de fachada. No século XVII um capitão-do-mato captura uma escrava fugitiva, que está grávida. Após entregá-la ao seu dono e receber sua recompensa, a escrava aborta o filho que espera. Nos dias atuais uma ONG implanta o projeto Informática na Periferia em uma comunidade carente. Arminda, que trabalha no projeto, descobre que os computadores comprados foram superfaturados e, por causa disto, precisa agora ser eliminada. Candinho, um jovem desempregado cuja esposa está grávida, torna-se matador de aluguel para conseguir dinheiro para sobreviver.
Direção: Sérgio Bianchi | Brasil, 2005, 104 min
Classificação: 14 anos



TRIUNFO - O FILME | Dia 29/11
O documentário narra a trajetória do ativista e dançarino pernambucano Nelson Triunfo, precursor do hip-hop no Brasil, passando pelo encantamento com a música negra e com a luta pelos direitos civis nos Estados Unidos, a atuação artística e política no Brasil, e a influência de Triunfo sobre a cultura hip-hop nacional (na música, dança, grafite, dentre outros).
Direção: Caue Angeli | Brasil, 2014, 84 min
Classificação: 10 anos