Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

O idoso na grande São Paulo

Ilustração: Eron Silva e Waldemar Bueno
Ilustração: Eron Silva e Waldemar Bueno

Para acessar a integra da publicação, clique no link à esquerda

 

OSVALDO GONÇALVES DA SILVA

RESENHA: 

Este trabalho da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados - SEADE - surpreende pelo rigor científico com que trata a questão do envelhecimento no Brasil.

A análise começa por uma rápida e objetiva abordagem demográfica que possibilita, de imediato, uma visão panorâmica da situação do idoso brasileiro. Em seguida, são projetadas características demográficas e socioeconômicas da população idosa no Estado de São Paulo, ou seja, entre outras, a distribuição da população de 60 anos e mais, segundo o sexo, nacionalidade, o estado conjugal, o nível de alfabetização, atividade econômica, tamanho e composição do grupo familiar, com todas as suas implicações.

Especificamente, em relação à Grande São Paulo, são abordadas as diferenças intraregionais, quanto aos índices de masculinidade, variantes de sexo, estado conjugal, alfabetização, atividade, rendimentos etc. Um dos grandes méritos dessa obra é vincular o estudo da população idosa do município de São Paulo a um contexto social mais amplo, a sociedade brasileira. Desse modo, sem se afastar de seu principal objetivo, estabelece uma relaçãocoerente entre o todo e a parte. De modo que a realidade perseguida não constitui um fenômeno estanque e casual, mas tem suas origens em fatos bem concretos, próprios de uma estrutura característica, por sua vez resultante da dinâmica socioeconômica e demográfica do país.

Seguindo essa mesma linha de raciocínio, são analisadas as causas da mortalidade e morbidade da população idosa, com excelentes informações e elucidações a respeito do assunto.
Com bastante propriedade são feitas considerações sobre a saúde pública e o que ela tem representado para o idoso em termos de assistência e serviços, as dificuldades de acesso dessa faixa etária aos benefícios previdenciários, a evolução das medidas governamentais no atendimento à pessoa idosa e os programas específicos criados e desenvolvidos por órgãos públicos e instituições privadas em favor da terceira idade.

Assim, essa obra não é dirigida somente aos técnicos da Grande São Paulo, pois 0 leitor encontrará no conjunto de dados e nas análises neles baseadas uma visão, a um tempo sintética e diferenciada, da situação das pessoas idosas no Brasil." Uma visão, aliás, nada alentadora, pois ressalta ainda mais as mazelas dessa população.
Diante de problemas como a desnutrição, a renda ridícula, a precariedade das habitações, a deficiência médico-sanitária e outros, a conclusão óbvia e inevitável é que chegar à velhice, neste país, é realmente um castigo e um sofrimento.

Em algumas áreas como a saúde, por exemplo, as consequências se fazem senti r de forma mais clara e imediata. Além disso, apesar dos gastos governamentais frente às necessidades dos idosos, continua sendo enorme o déficit social em relação a esta população e é flagrante a incapacidade dos programas atuais para saldar essa dívida.

Nesse sentido, é preocupante concluir que surge a adoção de medidas menos tímidas que as iniciativas empreendidas até agora, embora se deva reconhecer a significativa expansão, nesses últimos vinte anos, da cobertura dos serviços governamentais, de caráter social, tanto para a população no seu conjunto como, sobretudo, para a população idosa.
No entanto, existem diversas particularidades no processo de envelhecimento da população brasileira que merecem ser ressaltadas e dizem res- peito ao nível de desigualdade material entre as pessoas mais velhas, bem como as desigualdades urbano-rurais, as desigualdades entre os sexos etc.

Não se dispõe, contudo, de informações sufi- cientes para detectar melhor e dimensionar essas diferenças. O que seria desejável para uma política mais adequada para esse segmento da população. Essa política depende, entre outras coisas, de mudanças estruturais profundas em nossa sociedade heterogênea e desigual.
Por todas as informações contidas nesse estudo, pela seriedade e qualidade do trabalho, essa publicação não pode ser ignorada pelo profissional de gerontologia.

Infelizmente, as pesquisas setorizadas nesse campo são acanhadas, quase inexistentes. No entanto, sua generalização contribuiria, sem dúvida, para o conhecirnento mais profundo das causas e das consequências do envelhecimento da sociedade brasileira.

SEAD - Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados