Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

O serviço social e a interação entre adolescentes e idosos

Foto: Gal Oppido
Foto: Gal Oppido

Para acessar a integra da publicação, clique no link à esquerda

 

MARIA JOSÉ SILVEIRA CINTRA RODRIGUES (1)

RESUMO: 

Diante da atual conjuntura de mundo globalizado, revolução tecnológica e período de transição, fatores que implica em sentimentos de desconforto, buscas de novos rumos e relações, o nosso olhar se volta para dois segmentos: idosos e adolescentes, com vistas a uma interação além do âmbito familiar.

Consideramos que ambas as gerações se agrupam segundo características de suas faixas etárias: os idosos buscando um significado para suas vidas, visto que perderam sua força de trabalho e quando tem aposentadoria, esta não atende às suas necessidades básicas; os adolescentes, buscando sua força de trabalho diante da questão do desemprego e um mercado cada vez mais exigente.

Por outro lado, a estigmatização de uma geração para com a outra se transformou num conflito silencioso, categorizando os idosos como inúteis e os adolescentes como desapegados e irresponsáveis, formando um bloqueio intergeracional e fortalecendo o fechamento dos grupos etários. Ainda que estes sejam significativos para o próprio desenvolvimento em determinados momentos porém, alienantes enquanto postura definitiva.

Neste cenário os programas da terceira idade buscam atender aos idosos nas suas necessidades essenciais de resgate de seus próprios valores e transformando conceitos que não mais atendem às exigências atuais que clamam por idosos autônomos e atuantes. Deste trabalho resultou o idoso conhecedor de sua sabedoria de vida, fato, porém, que nos leva a um questionamento inquietante: qual o real valor desta conquista encerrada no próprio segmento?

Palavras-chave: intergeração; adolescente; integração

(1) Assistente Social, elaborou e desenvolveu esta pesquisa em 2002, enquanto estagiária de Serviço Social e membro da Seção de Atenção ao Idoso da Secretaria de Assistência Social e Habitação da Prefeitura Municipal de Valinhos-SP, de 05/99 a 06/2003.