Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Editorial

Para acessar a íntegra da publicação, clique no link à esquerda

 

O Reconhecimento do Poder Público ao Trabalho Social com Idosos do SESC São Paulo

O dia 25 de março passado converteu-se em uma data histórica para o SESC: a Câmara Federal de Deputados, em sessão solene, homenageou nossa instituição pelo 40o aniversário do Trabalho Social com Idosos. A iniciativa coube às deputadas Mariângela Duarte e Telma de Souza, ambas do PT de São Paulo.

Em seu requerimento, as parlamentares justificaram a homenagem ao lembrar que o SESC no Estado de São Paulo atende atualmente cerca de 55 mil idosos em sua programação para a Terceira Idade - através de cursos, palestras, conferências, oficinas, seminários, encontros, simpósios nacionais e internacionais, atividades corporais, recreativas e sociais, oportunidades de exercício de cidadania através do trabalho voluntário, integração intergeracional e muitas outras atividades.

Outra razão importante, segundo as parlamentares é a cooperação do SESC com diversas entidades governamentais e da sociedade civil, através de assessorias técnicas, formação de pessoal e apoio logístico para projetos e eventos ligados à questão da Terceira Idade.

Além da manifestação de todas as lideranças dos partidos com representação na Câmara, inúmeros apartes foram solicitados, totalizando 24 pronunciamentos de parlamentares, número incomum para solenidades dessa natureza e que demonstra o interesse e a adesão de nossos representantes à causa dos velhos e aposentados deste país.

Outro importante reconhecimento do poder público: no dia 14 de maio próximo passado, por proposição do deputado Roberto Morais do PPS a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo também promoveu uma sessão solene em homenagem ao SESC pelos 40 anos de sua ação social voltada à Terceira Idade.

Criado em 1963, portanto, em uma época em que o Brasil era considerado um país jovem, o Trabalho Social com Idosos espalhou-se pelo Brasil afora como um novo modelo de atendimento à pessoa idosa.

Tal repercussão nos faz pensar que estávamos no caminho certo e que nele permanecemos. O SESC São Paulo prosseguirá planejando e implantando novas estratégias de ação voltadas a esse setor, tendo como objetivo a dignificação do envelhecimento humano, que passa necessariamente pela oferta de condições que incrementem a qualidade de vida do idoso e sua participação na vida da comunidade.

Danilo Santos de Miranda - Diretor Regional do SESC São Paulo