Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

A repercussão do estatuto do idoso nas denúncias de maus tratos

Foto: Emidio Luisi
Foto: Emidio Luisi

Para acessar a íntegra da publicação, clique no link à esquerda

 

MARIA BETÂNIA JATOBÁ (1)
ERALDO BANDEIRA MACHADO (2)
TÂNIA REGINA RODRIGUES MORAES (3)
MILANE LIMA REIS (4)

RESUMO:

Numerosos estudos demográficos comprovam um crescente aumento da população idosa em todo o mundo, colocando desta forma para os órgãos governamentais e para a sociedade o desafio de problemas médicosociais próprios do envelhecimento populacional. Segundo Papaléo (1996), este problema era visto até pouco tempo como tipicamente europeu, pois nesse continente vivem 12% da população mundial e 28% de pessoas com mais de 65 anos de idade.

A partir do início da última década, não é mais possível sustentar tal visão, considerando-se que desde 1960 mais de 50% dos gerontes são originários de nações que constituem o Terceiro Mundo.

Um exemplo disto é o que ocorreu com a América Latina, que entre os anos de 1980 e 2000, isto é, em apenas 20 anos, teve um acréscimo de 120% da população como um todo (de 363,7 para 803,6 milhões de pessoas), enquanto que o aumento da população idosa foi de 236% (de 23,3 para 78,2 milhões de idosos), portanto, duas vezes maior que o percentual de aumento da população total.

O Brasil já começa a sentir o efeito desse rápido envelhecimento. Cada vez mais será observado um grande número de pessoas desamparadas socialmente e eco nomicamente que demandará serviços médicos, psicológicos e sociais da nação. Tal situação, inimaginável até bem pouco tempo, nos obrigará a buscar soluções que os países desenvolvidos procuraram desde a 2ª Guerra Mundial, quando sua população começou a envelhecer aceleradamente.

Palavras-chave: Estatuo do idoso; maus tratos

(1) Diretora presidente da fundação Doutor Thomas e Coordenadora da Política Municipal do Idoso de Manaus/AM.
(2) Diretor administrativo da Fundação Doutor Thomas de Manaus/AM.
(3) Coordenadora do Programa de Atendimento Domiciliar ao Idoso da Fundação Dr. Thomas de Manaus/ AM.
(4) Assistente social do Programa de Atendimento Domiciliar ao Idoso da Fundação Doutor Thomas de Manaus.