Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Quem inventou a selfie?

Foto: pixabay.com
Foto: pixabay.com

Para mudar a foto do perfil nas redes sociais, mostrar a roupa que está vestindo ou o quanto é legal o lugar que está visitando. Se uma imagem vale mais do que mil palavras, podemos dizer que também há mais de mil motivos para tirar uma selfie

Eleita a palavra do ano pelo dicionário Oxford em 2013, o ato de esticar o braço e tentar o melhor ângulo para uma foto é tema de uma oficina no Sesc Taubaté. Neste artigo vamos falar um pouco sobre as origens deste verdadeiro hit das redes sociais.

A foto que literalmente levou a selfie para o tapete vermelho foi publicada no dia 3 de março de 2014, no Twitter da apresentadora norte-americana Ellen DeGeneres. O famoso autorretrato feito na plateia do Oscar conquistou fama digna de uma estatueta de ouro: foram 3.374.031 retweets, e a foto foi marcada como favorita 2.020.273 vezes na rede social. Aqui compartilhamos mais uma vez este momento histórico:

Na era das redes digitais, ao investigar a história da selfie, pistas nos levam à Oceania. A primeira foto no Instagram a usar a controversa hashtag foi publicada por uma neozelandeza em 11 janeiro de 2011. Porém há indícios que apontam que um australiano tenha usado o neologismo originado do termo em inglês self em setembro de 2002 para justificar a falta de foco em uma foto publicada num fórum de discussão.

Porém o ato de retratar a si mesmo no mundo offline é bem mais difícil de rastrear. Há quem indique os célebres autorretratos pintados pelo impressionista holandês Vincent Van Gogh como um precursor desta arte. Van Gogh pintou uma grande quantidade de selfie-paintings, e muitos deles estão acessíveis no site do museu dedicado ao artista.

Já na era das câmeras fotográficas analógicas, o músico Paul McCartney chegou a se declarar pioneiro da selfie em uma entrevista ao The Tonight Show, em outubro de 2013.



Imagem da entrevista em que Paul McCartney fala sobre sua selfie tirada na década de 1960.

Brincadeiras à parte, o eterno beatle também foi personagem de uma foto considerada por muitos como a selfie mais legal da história, publicada pelo adolescente britânico Tom White:

 

Chillin with my homies

Uma foto publicada por Tom White (@speeeeeeed_of_white) on


Seja qual for a selfie mais interessante da história ou o dono da invenção, quem quiser vai poder melhorar o ângulo, foco e o posicionamento dos seus autorretratos e sair bem na foto participando da oficina que acontecerá no dia 15/11, no Sesc Taubaté. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pessoalmente na Central de Atendimento da unidade ou pelo telefone 12 3634-4000.

Tirou uma selfie no Sesc? Publique no Instagram usando a hashtag #SelfieNoSesc. Iremos selecionar algumas fotos para formar um álbum na página do Sesc Taubaté no Facebook.
 

 

Outras programações