Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

A importância do toque nas atividades físicas para a terceira idade

Foto: Nilton Silva
Foto: Nilton Silva

Para acessar a íntegra da publicação, clique no link à esquerda

 

LAURA MACHADO DA SILVA (1)

RESUMO: 

O grande avanço nas áreas da tecnologia, educação e saúde, verificadas na metade do século XX para cá, vem contribuindo para um aumento da expectativa de vida da população, fazendo com que os idosos acima de 60 anos, venham a sentir uma necessidade crescente de atividades que contribuam para uma melhor qualidade de vida. Na realidade, estamos vivendo uma fase de carência de realizações.

Por parte das entidades governamentais para essa população. A cada década, multiplica-se o número de idosos, tornando os homens cada vez mais temerosos de chegar à velhice. Venho observando a dificuldade desta faixa etária de se inter-relacionar através do contato físico, provavelmente, devido a bloqueios provocados por um sistema rígido de educação ou até mesmo por conceitos e preconceitos religiosos.

Creio que esta problemática faz com que seja difícil tanto o autoconhecimento quanto a consciência corporal. Em termos psicológicos penso que a falta de aceitação do toque em si mesmo e do outro, podem acarretar sérios problemas de somatização, levando à predisposição a doenças, tais como pressão alta, problema cardíacos, reumatismos, artrites, câncer, etc.

Realizei a presente pesquisa ressaltando a importância do toque nas atividades físicas para a Terceira Idade numa visão terapêutica, baseada em minha experiência como professora de ginástica no SESC Campinas durante 14 anos. Através dessa bagagem profissional, recolhi subsídios para supor que a carência afetiva é fator primordial para o aparecimento das chamadas “doenças psicossomáticas”, e que o toque pode funcionar como coadjuvante, senão como ator principal, no tratamento das doenças tão comuns a esta faixa etária.

Palavras-chave: atividade física; integração; saúde

(1) Professora de educação física do Sesc São Paulo, especialista em shiatsu e dinâmicas corporais como expressão terapêutica.