Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Visões da Copa, por Caio Vilela

Torcida brasileira reunida para assistir a um jogo do Brasil, uma das imagens de Caio Vilela
Torcida brasileira reunida para assistir a um jogo do Brasil, uma das imagens de Caio Vilela

Visões da Copa, por Caio Vilela

Durante a realização da Copa do Mundo no Brasil, o Sesc São Paulo apresentou o Visões da Copa com vídeos e textos.

Uma série de vídeos chamada Cores do Futebol apresentou três curtas-metragens: “O Poeta Americano”, de Lírio Ferreira; “Comercial FC A Equipe Fantasma”, de Ugo Giorgetti e “Futebol É Pai”, de Lina Chamie. Clique neste link e assista aos filmes.

Um time de escritores e chargistas foi selecionado para comentar os jogos da Seleção Brasileira, com comentários sobre a participação da Seleção Brasileira no campeonato e o jogo Final da Copa do Mundo entre Alemanha e Argentina. Clique neste link e leia os textos.

Para finalizar o projeto, o Sesc convidou o fotógrafo Caio Vilela para apresentar seu ponto de vista sobre os bastidores da realização do maior evento do futebol mundial no Brasil. Caio esteve em cinco estádios e fez viagens pelas cidades-sede da Copa do Mundo. Abaixo, um texto do fotógrafo Caio Vilela sobre sua experiência e a série de fotos resultado do projeto.

Visões da Copa

Missão dada é missão cumprida. Quando o Sesc me pediu para ficar de antena ligada às cenas de bastidores durante meu trabalho de cobertura Copa do Mundo junto à TV dinamarquesa TV2, me senti lançado em um desafio. Além de captar conteúdo de uma reportagem para noticiário de TV e produzir quatro transmissões ao vivo do jornalista dinamarquês por dia, comecei a carregar a responsabilidade de voltar pra casa com fotos interessantes.

Foram oito jogos em cinco estádios diferentes, além das viagens pelas cidades-sede.

O trabalho começou em um dia frio, porém aquecido com a empolgação do Itaquerão lotado para assistir a primeira partida do Brasil contra a Croácia.

Em meu bairro, Vila Madalena, ruas pintadas estavam ocupadas de torcedores e boleiros acostumados a jogar bola na rua. Enquanto isso, na sala de imprensa do Itaquerão, veículos de mídia de todo o mundo reportavam ao vivo as notícias do dia.

Seguimos para Manaus onde testemunhamos vitória da Itália sobre a Inglaterra. A Arena Amazônia fervia de calor dentro e fora do estádio. Nos arredores, pequenas ruas enfeitadas com bandeiras estavam tomadas de boleiros jogando peladas tão endiabradas quanto os jogos oficiais. Televisões na calçada e o enorme telão do “Fan Fest” situado à margem do Rio Negro acompanhavam cada jogo, e a população empolgada fazia de tudo para deixar os visitantes estrangeiros acolhidos na capital amazonense.

O próximo embate foi o jogo mais empolgante que assisti ao vivo em toda vida. Apesar do empate de 2 x 2, o disputado jogo da Alemanha contra Gana deixou todos os espectadores com o coração na mão. A confraternização entre torcidas nesse dia foi uma das cenas mais bonitas e comoventes que flagrei, e alguns desses momentos estão registrados aqui. Em Belo Horizonte, a organização do evento se demonstrava um sucesso em sua totalidade, com policiais, voluntários e funcionários educados e prestativos com espectadores e mídia.

A primeira fase da Copa seguiu eliminando seleções, enquanto o Brasil subia degraus na tabela. No dia de ver a Inglaterra jogar contra a Costa Rica no Mineirão, flagrei torcedores ingleses aplaudindo cordialmente seu oponente, enquanto outros, da mesma torcida, desrespeitavam as instalações e xingavam, sem conseguir esconder a frustração da derrota.

A escalada da Argentina rumo à final se configurava e a cada jogo vencido, nossos “hermanos” portenhos ocupavam os metrôs e praças com seus gritos e coros de torcida em castelhano.

No jogo contra a Holanda, cujo resultado a favor da Argentina se configurou nos últimos minutos da prorrogação, flagrei torcedores argentinos chorando, rezando, se abraçando, em um momento emocionado sem igual.

Seguiu-se a vergonhosa eliminação da seleção brasileira, e a triunfante conquista da Copa pela Alemanha.

Nesse dia ficou provado que o futebol profissional entrou em uma nova era, onde o espírito de equipe prova ser mais forte que o talento de estrelas individuais. O Brasil chorou, mas pode celebrar o final de uma Copa festiva, pacífica e aplaudida por todas as nações do mundo.

Nos bastidores, jornalistas se despediam do Brasil elogiando a organização do evento e a hospitalidade do povo brasileiro. E na memória da câmera, momentos eternizados compõem o conteúdo deste painel expositivo.

Gramado é aparado pela última vez antes do jogo de abertura BRA x CRO em 12 de junho

Centro de imprensa lotado de jornalistas do mundo todo no dia da abertura da Copa no Itaquerão

Fotógrafos de todo o mundo miram suas lentes para a seleção brasileira durante o jogo de abertura contra a Croácia

A bola rola solta no pé da molecada manauara do lado de fora da Arena Amazônia em Manaus

Torcedores italianos se pintam pra guerra sob calor equatorial antes de jogo contra a Inglaterra em Manaus

Molecada improvisa pelada na rua onde Neymar cresceu jogando bola em Praia Grande durante a primeira fase de eliminatórias

Craques mirins da Vila Madalena jogam bola na rua decorada por eles mesmos pouco antes do jogo Brasil x México

Vila Madalena lotada de torcedores assitem ao jogo do Brasil contra o México em telão instalado na calçada por moradores

Palhaços tristes, torcedores ingleses testemunham mais um fracasso do time inglês durante partida contra a X no Itaquerão

Torcidas se misturam e confraternizam durante partida da Argentina contra a Suíça no Itaquerão lotado

Jornalista holandês joga bola com crianças brasileiras na saída do Itaquerão

Alemão tatuado invade o Mineirão durante partida entre Alemanha e Gana

Torcida de Gana confraterniza com alemães no jogo disputado que acabou em 2 x 2 no estádio de Fortaleza

Torcedor inglês é flagrado urinando em escadaria do Mineirão durante partida contra a Costa Rica

Treino da Costa Rica no Mineirão atrai cobertura jornalística de canais de tv de diversos países

Abraços entre ingleses e costarriquenhos após partida que consagrou a Costa Rica como revelação da Copa

Itaquerão lotado de torcedores argentinos durante partida entre Holanda e Argentina nas quartas de final 

Torcedor argentino concentra toda sua fé católica em torcida contra a Holanda nas quartas de final no Itaquerão

Turista indiano posa para foto pouco antes do jogo de abertura Holanda x Argentina no Itaquerão

Lixo reciclável é recolhido após jogo no Maracanã