Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Corrida de Rua: aposte nesta ideia!

Os benefícios dessa prática são tantos que ao final dessa matéria você até vai querer calçar seu tênis e se tornar mais um adepto da corrida de rua!

Um dos esportes que menos exige equipamentos e acessórios para a prática é a corrida de rua, que, aliás, vem ganhando ano a ano mais adeptos. Os motivos para que tantas pessoas se rendem ao esporte são vários, que vão desde a melhoria de qualidade de vida até benefícios estéticos.

O que chamou a atenção de Gustavo Vieira, 29, para a prática foi o prazer que sente ao correr e como a corrida, quando aliada à música, alivia o stress causado pelas tarefas diárias. O praticante já se inscreveu na XXI Corrida do Fogo, realizada pelo Sesc Birigui no dia 7 de dezembro em Araçatuba, com a intenção de superar o tempo cronometrado em outras corridas, e para estar em contato com outros adeptos da modalidade. “As corridas são bastante interessantes porque permitem que os corredores compartilhem experiências e bons momentos”, diz Gustavo.

Especialistas da área da saúde garantem que a corrida é benéfica em diversos segmentos, abrangendo aumento na disposição diária, emagrecimento, condicionamento (físico e cardiorrespiratório), reduz riscos de doenças cardiovasculares, controle da pressão arterial e da glicose, melhoramento na circulação e ganho de mobilidade.

O instrutor de esportes do Sesc Birigui, Adriano Camargo, explica que a corrida é natural do ser humano e contribui com o corpo por trabalhar os grandes grupos musculares da perna, como a panturrilha e o glúteo, além de fortalecer a parede abdominal. O profissional ressalta que a prática também é responsável pela questão da perda de peso e o aumento do condicionamento físico de forma consciente.

Adriano, que ministra as aulas do Clube da Corrida no Polo Avançado do Sesc em Araçatuba, esclarece que o treino deve ser pensado de forma individual respeitando o organismo fisiológico e o rendimento de cada praticante, como acontece nas aulas desenvolvidas por ele em que realiza as funções de um personal runner (profissional que conhece as características particulares de cada corredor). Entretanto, apesar do treino específico, o instrutor salienta que a atividade, quando executada em conjunto, apresenta resultados positivos porque estimula o convívio e a amizade. “A corrida aproxima pessoas e, por isso, os benefícios proporcionados não se limitam à saúde do corpo, mas contribuem, inclusive, com a saúde da mente e o bem-estar”.

Entre tantas vantagens para apostar na corrida como esporte preferido, a maior delas é a qualidade de vida: o bem-estar psicológico (que qualquer atividade física proporciona ao ser humano ao final da prática) associado à melhora de autoestima e, por vezes, o bem-estar social (em casos de pessoas adeptas a grupo de corrida).

As mulheres talvez sejam a classe mais beneficiada. O esporte é capaz de amenizar os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM). De acordo com especialistas a corrida eleva os níveis de dois neurotransmissores, a dopamina (que provoca a sensação de prazer) e a serotonina no cérebro (causa efeito de bem-estar).

Importante lembrar: qualquer atividade física é benéfica para a saúde, mas antes de iniciar qualquer prática é essencial passar por uma consulta médica e ter o acompanhamento de um educador físico. Afinal, você não quer uma lesão logo no primeiro dia, certo?