Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Crescido, Fentepp vai de A a Z com os maiores do teatro nacional

Abertura do festival é com Antunes Filho e encerramento, com Zé Celso (Fotos: Bob Sousa)
Abertura do festival é com Antunes Filho e encerramento, com Zé Celso (Fotos: Bob Sousa)

Abertura do festival, em Presidente Prudente, tem Antunes Filho e o encerramento, Zé Celso

A 21ª edição do Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente (Fentepp) vem ganhando cada vez mais destaque no cenário artístico nacional. Pela primeira vez, duas das companhias mais emblemáticas do teatro brasileiro, o Teatro Oficina Uzyna Uzona, dirigido por Zé Celso, e o CPT/Sesc - Grupo Macunaíma, dirigido por Antunes Filho, estarão reunidos em um mesmo evento. O Fentepp, portanto, vai de A a Z em 2014, com Antunes abrindo o festival no dia 21 e Zé Celso encerrando, dia 29.

A notícia é tão instigante para o teatro nacional que ganhou espaço na Folha de S. Paulo, num dos tópicos da coluna de Mônica Bergamo do último dia 17, e no Portal R7, num artigo sobre o Fentepp e seu ingresso “à maioridade” publicado no último dia 12 pelo membro da Associação Paulista de Críticos de Artes (Apca), Miguel Arcanjo Prado.

O Teatro Oficina Uzyna Uzona, conhecido simplesmente por Teatro Oficina, é uma companhia de teatro das mais importantes do Brasil, localizada em São Paulo. Fundada em 1958, entre outros, pelo próprio Zé Celso Martinez Corrêa, o grupo soube abrir-se e incorporar as mais significativas transformações da cena ocidental, sempre em posição de vanguarda, vindo a alcançar um destaque absoluto com suas montagens.

O Centro de Pesquisa Teatral – CPT, com coordenação de Antunes Filho, é uma fundação do Sesc, que em 1982 o criou para promover a continuidade tanto das pesquisas estéticas do Grupo Macunaíma quanto das suas atividades no campo da formação de atores, de técnicos e de outros criadores cênicos. Centenas de jovens atores estagiam no CPT desde então, aprendendo novas técnicas interpretativas, contribuindo para a pesquisa de meios.

Durante o Fentepp 2014, os espetáculos terão início com Antunes Filho e o CPT/Sesc-Grupo Macunaíma, no dia 21, com a peça “Nossa Cidade”, e encerrará no dia 29 com Teatro Oficina de Zé Celso, com o espetáculo “Walmor y Cacilda: Robogolpe”.

Zé Celso e Antunes Filho, aliás, integram também a exposição fotográfica Retratos do Teatro, do fotógrafo Bob Sousa, que faz parte da programação do Fentepp.

Os convites podem ser adquiridos nas unidades do Sesc, na bilheteria do Sesc Thermas de Presidente Prudente ou online. Para comprar ou consultar a programação completa, clique aqui.

:: Leia mais: Presidente Prudente é o palco nacional do teatro em novembro