Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

A educação da terceira idade para o empreendedorismo

Foto: Gal Oppido
Foto: Gal Oppido

Para acessar a integra da publicação, clique no link à esquerda

 

OFÉLIA GOMES MACHADO (1)
FRANCISCO ANTONIO PEREIRA FIALHO (2)

RESUMO: 

A evolução da pesquisado Censo analisada por ALMADA (2001) revela que há no Brasil 14 milhões de idosos, correspondendo a 8% da população total de cidadãos brasileiros. Em geral, a pessoa da Terceira Idade sente a necessidade de ser valorizada dentro da sociedade. Portanto, deseja voltar à situação de trabalho, uma vez que hoje o ser qualificado é o trabalhador. Assim, ocupações vinculadas ao auto-emprego e às oportunidades de trabalho advindas do empreendedorismo serão as novas oportunidades.

O empreendedor é a pessoa que conhecendo o sistema socioeconômico em que vivemos sabe usar sua criatividade para criar produtos ou serviços que sejam uma resposta às demandas de nossa sociedade. Como conseguir que seu empre empreendimento sobreviva no clima de instabilidade atual é o grande desafio que se põe à sua inteligência e competência.

A política educacional brasileira, a partir da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases (Lei 9.394/96), baseia-se em alguns pressupostos, entre outros o reconhe reconhecimento de que o desenvolvimento de profissionais preparados para enfrentar os desafios de economias globalizadas e competitivas depende de uma sólida educação geral e de uma adequada educação profissional direcionada para a Terceira Idade.

Palavras-chave: empreendedorismo; educação; integração

(1) Matemática, pedagoga e especialista em psicopedagogia, doutoranda e mestre em ergonomia pela Universidade Federal de São Carlos/SP.
(2) Engenheiro eletrônico, psicólogo, mestre em engenharia do conhecimento e doutor em engenharia de produção pela Universidade Federal de Santa Catarina.