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Corrida de rua: como se preparar?

É indispensável cautela em relação ao percurso para evitar ser prejudicado por buracos e pedras
É indispensável cautela em relação ao percurso para evitar ser prejudicado por buracos e pedras

Participar de uma competição de corrida ou caminhada exige muito mais que conhecimentos técnicos e específicos sobre as modalidades. O preparo antecipado, os cuidados com a nutrição e hidratação do organismo e a concentração fazem parte da realidade do competidor e garantem melhor desempenho na prova. Todo o corpo humano precisa desempenhar a mesma tarefa com total segurança e disposição.

A alimentação influencia diretamente no resultado de competições. Ariadine Pires, coordenadora do curso de Nutrição do UniSalesiano de Araçatuba, afirma que a refeição rica em carboidratos (batatas, pães e massas) e lipídios (biscoitos, carnes e queijos) fornece energia durante as provas. A profissional também ressalta que no dia anterior às competições é necessário fazer uma alimentação equilibrada que contemple todos os grupos alimentares. “Além da energia fornecida pelos carboidratos, o competidor não pode esquecer as vitaminas e minerais contidos nas frutas, verduras e legumes que proporcionam melhor funcionamento do organismo”, aconselha Ariadine, que aponta a refeição baseada em massas e saladas como responsável por conter os elementos.

A profissional também orienta em relação à hidratação. Segundo a nutricionista, “estar hidratado é fundamental para cumprir todo o percurso porque o organismo perde muito líquido, sódio e potássio durante o exercício prolongado, e eles devem ser repostos para não comprometer a performance do competidor”.

O processo de hidratar-se deve ser realizado no dia anterior e durante qualquer prova. No percurso das corridas sempre há postos de hidratação que fornecem água e bebidas isotônicas (com sais para a reposição de sódio). “Provas com tempo acima de 60 minutos exigem muito do competidor. Ingerir líquidos e repor os sais do corpo garantem bom desempenho também”, relata a nutricionista. Após as provas esportivas, a coordenadora recomenda o consumo de frutas e uma refeição completa com salada, arroz (ou massa), feijão, carne grelhada e legumes ou verduras refogados.

A docente irá orientar os participantes da XXI Corrida do Fogo, realizada pelo Sesc Birigui e pelo 20º Grupamento do Corpo de Bombeiros no dia 7 de dezembro em Araçatuba, sobre os benefícios da ingestão de alimentos e de água para competições esportivas, e quais procedimentos realizar antes, durante e após as provas. As orientações acontecem com uma equipe de estudantes da universidade no dia anterior à atividade (6 de dezembro) enquanto os competidores assinam o termo de responsabilidade da corrida e recebem os kits com materiais necessários para a competição (chip eletrônico, número de identificação e camiseta personalizada).

O participante também precisa ficar atento aos detalhes. A instrutora de atividades físicas do Sesc Birigui, Fabiana Milani, chama a atenção para cuidados necessários. “Ter uma boa noite de sono é infalível para garantir ânimo e disposição”, considera a profissional. Fabiana aponta que passar filtro solar e não esquecer os óculos de sol e boné são procedimentos essenciais. Além disso, a profissional destaca: “o tênis e as roupas devem ser apropriadas e confortáveis para a prática”.

Como a Corrida do Fogo é uma competição de rua, a instrutora do Sesc alerta sobre a atenção requerida para o solo. “É indispensável cautela em relação ao percurso para evitar ser prejudicado por buracos e pedras”, comenta Fabiana. Outra dica importante da especialista é em relação ao término do trajeto. Segundo ela, é necessário reservar alguns minutos após a atividade para a recuperação corporal porque os músculos ficam fadigados e a respiração agitada. 

A XXI Corrida do Fogo é uma atividade esportiva tradicional em Araçatuba e região que atrai competidores de outras localidades do estado, como Bauru, São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Santos e São Paulo, além de cidades de outros estados, como Três Lagoas (MS). A competição é composta por percurso de seis quilômetros para corrida e três para caminhada recreativa. São seis categorias destinadas às pessoas do sexo masculino e feminino: geral, trabalhadores do comércio e prestação de serviços, servidores do Sesc, bombeiros, militares e caminhada. Antes da largada haverá um momento de alongamento e aquecimento com coordenação dos instrutores do Sesc. 

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