Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Casa da Imagem

Crédito: Leila Fugii
Crédito: Leila Fugii


Instalada no centro da capital paulista, a Casa da Imagem surgiu para estimular a percepção da cidade e sua memória, utilizando como instrumento a qualidade documental das imagens em atestar, reconstituir e analisar a história. Vinculada ao Museu da Cidade de São Paulo e administrada pela Secretaria Municipal de Cultura, a Casa é uma das 13 edificações históricas que exemplificam a evolução das técnicas construtivas da cidade. Entre suas propostas está a condução de ações que permitam conhecer o passado de São Paulo sem desqualificar o contemporâneo, estimulando a aproximação da cidade e seu cidadão.

Número 1
Conhecida por situar-se no nº 1 da antiga rua do Carmo – atual rua Roberto Simonsen –, a Casa nº 1 é um sobrado de três andares. Seu primeiro proprietário, segundo registros de 1689, foi Francisco Dias. Em 1855, foi transformada no colégio Ateneu Paulistano e, após a morte de seu último diretor, foi vendida ao Major Benedito Antônio da Silva, responsável pela construção em alvenaria, preservada até hoje. Na década de 1980, abrigou o Gabinete da Secretaria Municipal de Cultura. Interditado para obras de emergência em 1985, o prédio foi ocupado pela Divisão do Arquivo Histórico Municipal em 1990, que ali permaneceu durante dez anos.

Transformação
Em 2006, a Prefeitura de São Paulo deu início à estruturação da Casa da Imagem, com obras de restauro do prédio, que incluíram a reparação integral da parte estrutural, adaptação para acessibilidade e intervenções nas pinturas ornamentais internas. Assim, o local, agora restaurado, representa o uso residencial aristocrático na segunda metade do século 19 na capital.

Acervo
A Casa possui um acervo iconográfico que registra as transformações urbanas nos últimos 151 anos. A coleção de 84 mil fotografias passou por intervenção de conservação preventiva e foi guardada em reserva técnica especialmente projetada para sua tipologia, segundo padrão internacional. Grande parte das imagens foi digitalizada e está disponível no banco de dados, possibilitando o gerenciamento da coleção e o resgate de informações através da história da fotografia paulista.


CASA DA IMAGEM
Rua Roberto Simonsen, 136B - Sé
Funcionamento: terça a domingo, das 09h às 17h
Grátis
Tel.: (11) 3106.5122