Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Cores como Janelas

Foto: Renata Dantas/Sesc
Foto: Renata Dantas/Sesc

Ainda dá tempo de ver a exposição "Enigmas Cromáticos" de Marcos Muzi , que vai até o dia 14/12 no Sesc Osasco

Desde setembro os painéis com composições coloridas têm chamado atenção do público do Sesc Osasco. Para um espectador distraído, tratam-se de painéis com imagens sobrepostas formando símbolos incomuns. Porém, há também um filtro de cores vermelha, verde e azul em frente a cada display que, ao serem utilizados para observar os painéis, desvendam pouco a pouco um enigma. Marcos Muzi - autor das obras - comenta sobre como observou essa interação do público com a exposição:

"Percebi que a dinâmica proposta teve êxito e algumas surpresas. A expografia apostou na fácil interpretação dos painéis, tornando intuitiva sua compreensão. Percebemos que alguns usuários foram além, usaram máquinas fotográficas e criaram novas possibilidades e interpretações."

Uma nova leitura de todos os painéis surge em cada filtro observado, aguçando a curiosidade do espectador tanto esteticamente quanto cientificamente. Como a proposta de "Enigmas Cromáticos" necessita da interação do observador, Muzi comentou sobre a relação da recepção do público com a proposta da exposição:

"Acho que a proposta foi plenamente entendida. As imagens agiram de forma provocativa no sentido de levantar debates sobre sua ciência, bem como sobre os temas retratados e ocultos nas artes. Tenho que agradecer a toda a equipe do Sesc Osasco pela aposta na ousadia desta mostra e pelo acolhimento carinhoso de nosso trabalho."

A exposição vai até dia 14/12, então ainda dá tempo de desvendar os enigmas de Marcos Muzi. Abaixo um vídeo produzido em setembro sobre a exposição, com imagens dos painéis e depoimentos do artista.

Sobre Marcos Muzi

Marcos é fotógrafo e artista multimídia, focado em efeitos de interação e ilusão de ótica. Participou como artista e consultor da exposição "O Mundo Mágico de Escher" que esteve em São Paulo em 2012, e possui trabalhos com estereoscopia, anamorfoses e espelhamentos.

Ludocromática

E no dia 7, domingo, às 15h30, Marcos Muzi estará no Sesc Osasco para falar um pouco sobre a exposição e as possbilidades do efeito cromático na palestra "Ludocromática". Participe!

 

o que: Exposição: Enigmas Cromáticos
quando:

Até 14 de dezembro. Terça a sexta, das 13h às 21h30. Sábado e Domingo, das 10h às 18h30

onde:

Sesc Osasco


o que: Palestra: Ludocromática
quando:

7 de dezembro, às 15h30

onde:

Sesc Osasco